Carne Fraca e Marca Forte: um Estudo sobre o Impacto do Marketing Boca a Boca no Consumo de Marcas de Carnes e Embutidos

Autores/as

  • Ana Paula Merenda Richarde UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Gabriela Cerconviz Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Suzie Terci Kaetsu UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.8.1.18874.119-135.

Resumen

A operação Carne Fraca ocasionou boatos e comentários - a respeito da presença de papelão na carne, carnes estragadas misturadas nos embutidos, entre ouros - que provocaram queda nas vendas e exportações brasileiras no período da operação. Este estudo objetivou identificar os impactos dos comentários ou boatos no consumo de carnes e embutidos das marcas envolvidas na operação Carne Fraca, deflagrada em 2017 pela polícia federal brasileira. A pesquisa de natureza qualitativa descritiva contou com levantamento de dados primários através da aplicação de um questionário junto a consumidores de carnes e embutidos, além de dados secundários. Os resultados indicaram consumidores bem informados, que tendem a acreditar em boatos, que fazem confusão entre marcas e boatos envolvidos, mas que na maioria dos casos não deixou de consumir os produtos nem as marcas investigadas durante a operação.

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Publicado

22-12-2018

Cómo citar

Richarde, A. P. M., Silva, G. C., & Kaetsu, S. T. (2018). Carne Fraca e Marca Forte: um Estudo sobre o Impacto do Marketing Boca a Boca no Consumo de Marcas de Carnes e Embutidos. "Revista Gestión Y Conexiones", 8(1), 119–135. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.8.1.18874.119-135.

Número

Sección

Artigos