Validação empírica do modelo de antecedentes da confiança no comércio eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.3.31547.40-56Palabras clave:
confiança, reputação, comércio eletrônicoResumen
O principal objetivo deste estudo foi identificar o papel da confiança - e seus antecedentes - na intenção de compras online. Partindo de um modelo proposto em 2003 e testado empiricamente em 2017, conduzimos um survey para coletar 220 respostas e validamos o modelo por meio de modelagem de equações estruturais. Como principal achado, o estudo identificou a forte influência da confiança na intenção de compra declarada e que a reputação de uma empresa possui maior influência (positiva) nas dimensões da confiança do que o reconhecimento da marca. Nossos resultados indicaram mais hipóteses válidas do que o estudo empírico original, conduzido em 2017, o que sustenta a validade do modelo teórico e a importância de replicações de estudos em cenários diferentes do originalmente proposto, com o objetivo de garantir a validade externa dos achados das pesquisas científicas de Marketing. Ao final, implicações teóricas e gerenciais são apresentadas.
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