Diversidade geracional no ambiente organizacional

Construção de Conhecimento com Base na Literatura Internacional

Autores/as

  • Rodrigo Carioni Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) https://orcid.org/0009-0000-0772-0519
  • Ademar Dutra Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.1.40922.52-71

Palabras clave:

Diversidade geracional no ambiente organizacional, gerações, Proknow-C, análise bibliométrica

Resumen

Este artigo buscou identificar as características das publicações científicas internacionais relacionadas ao tema Diversidade Geracional no Ambiente Organizacional. Para a construção do Portfólio Bibliográfico Final (PBF), utilizou-se como método de intervenção o Knowledge Development Process - Construtivist (Proknow-C). Foram utilizados os eixos de pesquisa “Avaliação de Desempenho”, “Gerações”, “Competências” e “Força/Local de Trabalho”. Os artigos foram selecionados nas bases Scopus e Web of Science, sem limite temporal. Chegou-se a 26 artigos com relevância, reconhecimento e alinhamento ao tema da pesquisa. Foi realizada uma análise bibliométrica, considerando as variáveis básicas autores, artigos e periódicos, e as variáveis avançadas palavras-chave, redes de coautoria e colaboração entre países

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Carioni, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Doutorando.

Ademar Dutra, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Pós-doutorado.

Citas

Afonso, M. H., Souza, J. D., Ensslin, S. R., & Ensslin, L. (2011). Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo Proknow-C na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável. Revista de Gestão Social e Ambiental, 5(2), 47-62.

Arnold, J. (2023) Leading across generations: a guide to managing and motivating a multi-generational workforce. Independently published.

Anantatmula, V. S. & Shrivastav, B. (2012). Evolution of project teams for Generation Y workforce. International Journal of Managing Projects in Business, 5(1), 9-26.*

Baran, M. & Kłos, M. (2014). Managing an intergenerational workforce as a factor of company competitiveness. Journal of International Studies, 7(1), 94-101*

Baran, M. & Kłos, M. (2014). Competency models and the generational diversity of a company workforce. Economics & Sociology, 7(2), 209-217.

Busch, P., Venkitachalam, K., & Richards, D. (2008). Generational differences in soft knowledge situations: status, need for recognition, workplace commitment and idealism. Knowledge and Process Management, 15(1), 45-58.*

Cennamo, L. & Gardner, D. (2008). Generational differences in work values, outcomes and person organisation values fit. Journal of Managerial Psychology, 23(8), 891-906.*

Chaves, L. C., Ensslin, L., Ensslin, S. R., Valmorbida, S. M. I., & Da Rosa, F. S. (2013). Sistemas de apoio à decisão: mapeamento e análise de conteúdo. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 12(1), 6-22.

Cogin, J. (2012). Are generational differences in work values fact or fiction? Multicountry evidence and implications. The International Journal of Human Resource Management, 23(11), 2268-2294.*

Daud, S. & Wan Hanafi, W. N. (2020). The generic attributes of the new millennial leaders. The Journal of Asian Finance, Economics and Business, 7(12), 455-464.*

De Meulenaere, K., Boone, C., & Buyl, T. (2016). Unraveling the impact of workforce age diversity on labor productivity: the moderating role of firm size and job security. Journal of Organizational Behavior, 37(2), 193-212.*

Dutra, A., Ripoll-Feliu, V. M., Fillol, A. G., Ensslin, S. R., & Ensslin, L. (2015). The construction of knowledge from the scientific literature about the theme seaport performance evaluation. International Journal of Productivity and Performance Management, 64(2), 243-269.

Dwyer, R. J. (2009). Prepare for the impact of the multi-generational workforce! Transforming Government: People, Process and Policy, 3(2), 101-110.*

Eduardo Tasca, J., Ensslin, L., Rolim Ensslin, S., & Bernardete Martins Alves, M. (2010). An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, 34(7), 631-655.

Ensslin, L., Ensslin, S. R., & Pacheco, G. C. (2012). Um estudo sobre segurança em estádios de futebol baseado na análise bibliométrica da literatura internacional. Perspectivas em Ciência da Informação, 17, 71-91.

Ensslin, S. R., Ensslin, L., Imlau, J. M., & Chaves, L. C. (2015). Processo de mapeamento das publicações científicas de um tema: portfólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre avaliação de desempenho de cooperativas de produção agropecuária. Revista de Economia e Sociologia Rural, 52, 587-608.

Ensslin, L., Dezem, V., Dutra, A., Ensslin, S. R., & Somensi, K. (2018). Seaportperformance tools: an analysis of the international literature. Maritime Economics & Logistics, 20, 587-602.

Ensslin, L. et al. (2022). Sustainability in library management in higher education institutions: a bibliometric analysis. International Journal of Sustainability in Higher Education, (ahead-of-print).

Ensslin, S. R., Welter, L. M., & Pedersini, D. R. (2022). Performance evaluation: a comparative study between public and private sectors. International Journal of Productivity and Performance Management, 71(5), 1761-1785.

Fossati, E.C., Pauli, J., & Tomasi, M. (2020). Geração Y: motivação e sofisticação e vivências no trabalho. Revista Pretexto, 21(2).*

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas S.A.

Glass, A. (2007). Understanding generational differences for competitive success. Industrial and Commercial Training, 39(2), 98-103.*

Gray, D. E. (2012). Pesquisa no mundo real. Penso Editora.

Gursoy, D., Maier, T. A., & Chi, C. G. (2008). Generational differences: an examination of work values and generational gaps in the hospitality workforce. International Journal of Hospitality Management, 27(3), 448-458.*

Haeger, D. L. & Lingham, T. (2013). Intergenerational collisions and leadership in the 21st century. Journal of Intergenerational Relationships, 11(3), 286-303.*

Hebert, P. & Chaney, S. (2011). Enhancing facilities management through generational awareness. Journal of Facilities Management, 9(2), 145-152.*

Hernaus, T. & Pološki Vokic, N. (2014). Work design for different generational cohorts: determining common and idiosyncratic job characteristics. Journal of Organizational Change Management, 27(4), 615-641.*

Kupperschmidt, B. R. (2000). Multigeneration employees: strategies for effective management. The Health Care Manager, 19(1), 65-76.*

Lacerda, R. T. D. O., Ensslin, L., & Ensslin, S. R. (2014). Research opportunities in strategic management field: a performance measurement approach. International Journal of Business Performance Management, 15(2), 158-174.

Lakatos, E. M. & Marconi, M. D. A. (2010). Metodologia científica. São Paulo: Atlas. Fundamentos de Metodologia Científica.

Lyons, S. & Kuron, L. (2014). Generational differences in the workplace: a review of the evidence and directions for future research. Journal of Organizational Behavior, 35(S1), S139-S157.*

Magano, J. et al. (2020). Generation Z: fitting project management soft skills competencies, a mixed-method approach. Education Sciences, 10(7), 187.*

Matos, L. D. S., Imlau, J. M., Ensslin, S. R., Ensslin, L., & Vicente, E. F. R. (2015). Análise e mapeamento sobre a avaliação da evidenciação dos atos públicos dos entes governamentais. Contabilidade, Gestão e Governança, 18(2).

Parry, E. & Urwin, P. (2011). Generational differences in work values: a review of theory and evidence. International Journal of Management Reviews, 13(1), 79-96.*

Racolţa-Paina, N. D., & Irini, R. D. (2021). Generation Z in the workplace through the lenses of human resource professionals: a qualitative study. Calitatea, 22(183), 78-85.*

Richardson, R. J., Peres, J. A., Wanderley, J. C. V., Correia, L. M., & Peres, M. D. H. D. M. (1985). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.

Schroth, H. (2019). Are you ready for Gen Z in the workplace? California Management Review, 61(3), 5-18.*

Sprinkle, T. A. & Urick, M. J. (2018). Three generational issues in organizational learning: knowledge management, perspectives on training and “low-stakes” development. The Learning Organization, 25(2), 102-112.*

Suomäki, A., Kianto, A., & Vanhala, M. (2019). Work engagement across different generations in Finland: a qualitative study of Boomers, Yers and Xers. Knowledge and Process Management, 26(2), 140-151.*

Staedele, A. E., Ensslin, S. R., & Forcellini, F. A. (2019). Knowledge building about performance evaluation in lean production: an investigation on international scientific research. Journal of Manufacturing Technology Management, 30(5), 798-820.

Taylor, M. K. (2018). Xennials: a microgeneration in the workplace. Industrial and Commercial Training, 50(3), 136-147.*

Veloso, E. F. R., Dutra, J. S., & Nakata, L. E. (2016). Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações y, x e baby boomers. REGE-Revista de Gestão, 23(2), 88-98.*

Westerman, J. W., & Yamamura, J. H. (2007). Generational preferences for work environment fit: effects on employee outcomes. Career Development International, 12(2), 150-161.*

Wey Smola, K. & Sutton, C. D. (2002). Generational differences: revisiting generational work values for the new millennium. Journal of Organizational Behavior: The International Journal of Industrial, Occupational and Organizational Psychology and Behavior, 23(4), 363-382.*

Nota: os artigos assinalados com asterisco compuseram o portfólio bibliográfico final

Publicado

02-01-2024

Cómo citar

Carioni, R., & Dutra, A. (2024). Diversidade geracional no ambiente organizacional: Construção de Conhecimento com Base na Literatura Internacional. Revista Gestão & Conexões, 13(1), 52–71. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.1.40922.52-71

Número

Sección

Artigos