IMPORTÂNCIA DA LEITURA: A LACUNA ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Mariana Passos Ramalhete Guerra Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Lorena Bezerra Vieira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • João Gabriel de Conte Carvalho de Alencar Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa vinculada ao grupo de pesquisa Literatura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e visa a fazer uma breve análise dos Projetos Pedagógicos de Curso da Licenciatura em Pedagogia, dos períodos matutino e noturno, comparativamente aos documentos oficiais que regem algumas instâncias educacionais do Brasil, do estado do Espírito Santo e dos municípios de Serra e Vitória. Caracterizado metodologicamente como uma pesquisa qualitativa, pautando-se
no procedimento bibliográfico documental Gil (2002), tem como objetivo particular expor as recorrentes afirmações acerca da importância da leitura nesses documentos oficiais e comparar esse discurso à visível desconsideração dessa importância no currículo do curso de Pedagogia da Universidade, seja no período matutino ou noturno. Critica, por conseguinte, as lacunas dessa formação inicial e enfatiza a necessidade da inserção de disciplinas que discutam aspectos inerentes à leitura, à literatura e seu respectivo ensino na referida graduação.

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Biografia do Autor

Mariana Passos Ramalhete Guerra, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciada em LetraPortuguês
(2008) e Pedagogia (2014) e mestra em Educação (Linha de Pesquisa Educação e
Linguagens – 2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo

João Gabriel de Conte Carvalho de Alencar, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em LetrasInglês
pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando do Programa de
PósGraduação
em Educação. Linha de Pesquisa Educação e linguagens

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