IMPORTÂNCIA DA LEITURA: A LACUNA ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa vinculada ao grupo de pesquisa Literatura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e visa a fazer uma breve análise dos Projetos Pedagógicos de Curso da Licenciatura em Pedagogia, dos períodos matutino e noturno, comparativamente aos documentos oficiais que regem algumas instâncias educacionais do Brasil, do estado do Espírito Santo e dos municípios de Serra e Vitória. Caracterizado metodologicamente como uma pesquisa qualitativa, pautando-se
no procedimento bibliográfico documental Gil (2002), tem como objetivo particular expor as recorrentes afirmações acerca da importância da leitura nesses documentos oficiais e comparar esse discurso à visível desconsideração dessa importância no currículo do curso de Pedagogia da Universidade, seja no período matutino ou noturno. Critica, por conseguinte, as lacunas dessa formação inicial e enfatiza a necessidade da inserção de disciplinas que discutam aspectos inerentes à leitura, à literatura e seu respectivo ensino na referida graduação.