ENSAIOS SOBRE PIERRE BOURDIEU: FORMULAÇÕES INICIAIS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Edilene Souza Silva Neves Ufes
  • Liege Goulart Dornellas Ufes
  • Rodrigo Rodrigues Ufes
  • Rosenery Pimentel Nascimento Ufes

Resumo

O objetivo deste ensaio parte do trabalho de Pierre Bourdieu, identificando em nossas análises a singularidade e pluralidade dos seus escritos, como essa produção foi difundida no Brasil e em que medida no contexto atual suas formulações podem ser lidas, para ampliar possíveis problematizações no campo da pesquisa em educação. Para tanto, utilizamos a abordagem bibliográfica-documental, a partir de livros e artigos do autor e sobre o ele, o que nos permitiu, explorar alguns conceitos importantes à sua obra como “Classe, Habitus, Campos e os diferentes tipos de Capital”, observando as implicações dessas categorias na sociedade e nos sistemas escolares, bem como a sua relação com os processos de legitimação das desigualdades sociais. Desse modo, contextualizar o seu trabalho é uma tarefa complexa, pois requer uma leitura do autor no seu tempo, sem simplificações ou apropriações deterministas que limitam as possibilidades de ampliar e problematizar as questões mais atuais.

Palavras-chave: Bourdieu. Reprodução. Habitus. Educação.

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Publicado

18-01-2017