ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS TEMÁTICAS NO CONTEXTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Resumo
Este trabalho pretende problematizar a relação Estudos Culturais e Educação, tendo em vista a "explosão internacional" pelas quais os Estudos Culturais têm passado, bem como do fortalecimento desses estudos com a Educação no contexto brasileiro. Traça um pequeno panorama dos Estudos Culturais em solo britânico, algumas de suas pautas e tensões, e sua presençana América Latina. Investiga a relação entre Estudos Culturais e Educação, buscando indícios desse campo teórico no contexto dos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades brasileiras. Para tanto, toma como objeto de análise as ementas de duas linhas de pesquisa Estudos Culturais da/em Educação de duas universidades públicas (UFRGS e UFPB). Como procedimento metodológico utilizou a pesquisa documental e bibliográfica, em um primeiro momento; e em um segundo momento, recorreu a metodologia da semiótica discursiva francesa, de matriz greimasiana, para compreender os sentidos do texto (as ementas). Concluiu que, apesar da "explosão internacional" dos Estudos Culturais, há ainda poucos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil que privilegiam a relação Estudos Culturais e a Educação em suas linhas de pesquisa.
Palavras-chave: Estudos Culturais. Pesquisa. Educação.