FRAGMENTOS BENJAMINIANOS E QUATRO CAMINHOS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIA, INFÂNCIA, ARTE E PODER
Resumo
Walter Benjamin é, em todas as acepções da palavra, “inclassificável” (LÖWY, 2005). Autor de uma obra ampla e fragmentada, densa e hermética, que reúne de maneira única – mas não sobrepõe – influências marxistas, românticas e messiânicas, o pensador berlinense tem fomentado uma diversidade considerável de propostas de pesquisa em Educação na atualidade, multiplicidade que, entre outras razões, se justifica pela própria abrangência e pelo caráter anacrônico de sua produção como filósofo e crítico literário. Destarte, este trabalho de revisão bibliográfica busca contribuir para o avanço das investigações que tomam os conceitos benjaminianos como base, explicitando em um mosaico, que não pretende ser definitivo, quatro diferentes eixos temáticos que podem nortear novos estudos críticos na área da Educação: experiência, infância, arte e poder.
Palavras-chave: Walter Benjamin. Educação. Experiência. Infância. Arte e Poder.