MOVIMENTANDO O PENSAMENTO COM GILLES DELEUZE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Denize Mezadri de Almeida Ufes
  • Fernanda Freitas Rezende Ufes
  • Priscila dos Santos Moreira Ufes
  • Suzany Goulart Lourenço Ufes

Resumo

Este artigo movimenta o pensamento com Gilles Deleuze considerando as dissertações e teses nas quais o filósofo é apresentado como a principal referência teórico-metodológica, defendidas entre 2012 e 2015, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Utiliza a abordagem bibliográfico-documental como estratégia metodológica a partir das fontes: site do programa, documentos provenientes da Biblioteca Central da Ufes e da Biblioteca Setorial do Centro de Educação da Ufes. A pesquisa compõe-se com os conceitos deleuzianos “micropolítica e macropolítica”, “linhas do desejo”, “agenciamentos”, “cartografia” e “rizoma” como caixas de ferramentas nas pesquisas analisadas. Propaga o campo da Educação como espaço de “possíveis”, entre formas e forças, em uma perspectiva processual, que não visa a verdades absolutas, meras descrições ou pontos finais harmônicos, contudo faz ressoar o que pode um corpo coletivo, não coeso, potentemente diferente, em experimentações intensivas. Em movimentos sem fim, convida ao inusitado e à Filosofia da Diferença nas pesquisas em Educação.


Palavras-chave: Gilles Deleuze. Educação. Filosofia da Diferença. PPGE/Ufes.

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Publicado

18-01-2017