AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E OS COTIDIANOS COM MICHEL DE CERTEAU

Autores

  • Carline Santos Borges Ufes
  • Cristina Lens Bastos de Vargas Ufes
  • Cristiane Bremenkamp Cruz Ufes
  • Geraldo Ferreira dos Santos Ufes

Resumo

Neste artigo, abordamos algumas das contribuições de Michel de Certeau para a pesquisa com os cotidianos. Afirmamos, neste trabalho, os usos e táticas de atores envolvidos no exercício inventivo e astucioso da prática educacional. Discutiremos alguns dos principais conceitos forjados por Certeau e utilizados como ferramentas para arejar o pensamento e operar transformações na realidade, tais como: tática, uso, consumo, espaço habitado, praticantes, a diferença entre descrição e relato na perspectiva da narratividade, entre outros conceitos. A pesquisa bibliográfica é realizada apoiando-se principalmente no livro A invenção do cotidiano (CERTEAU, 1994), que tem grande repercussão no Brasil e serve de aporte para muitos pesquisadores ainda hoje. Por fim, consideramos que pesquisar com os cotidianos é estar atento aos acontecimentos ínfimos e aparentemente banais, ouvindo os sujeitos praticantes no exercício desafiador da produção coletiva de conhecimento.


Palavras-chave: Cotidianos. Invenção. Praticantes. Pesquisa.

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Publicado

18-01-2017