Caminhando com Michel de Certeau: contribuições epistemológicas para a pesquisa em educação
Resumo
Este artigo se propõe a dialogar com algumas ideias de Michel de Certeau presentes na obra “A invenção do cotidiano” (2011) no sentido de analisar suas implicações e contribuições para as discussões no campo da pesquisa educacional. Focalizando esse debate e nos situando no lugar de docentes da educação pública, indagamos sobre nossas escolhas epistemológicas acerca dos caminhos que pretendemos percorrer em nossas pesquisas rumo a um posicionamento de resistência à hierarquização do saber científico e à falta de consideração aos saberes das culturas populares. Caracterizado como um estudo de cunho bibliográfico, buscamos interlocução com autores que abordam, em diferentes perspectivas, concepções defendidas por Certeau, como Dosse (2004), Josgrilberg (2008), Vidal (2011) e Carvalho (2009), enfocando especialmente os conceitos de linguagem, memória e narrativas. Tais conceitos, em estreita ligação com outras concepções de Certeau, evidenciam que abase epistemológicaé primordial para a realização de pesquisas educacionais, visto que a definição dos problemas de investigação, dos sujeitos participantes e das opções metodológicasexplicitam as perspectivas de abordagem do pesquisador. Conclui-se, então, sobre a relevância do posicionamento do pesquisador, que não pode prescindir de conhecimento filosófico e científico, o qual por sua vez, requer compreensão do contexto sócio-histórico, sobretudo nas dimensões política e cultural, exigindo que o pesquisadormantenha-se atento aos seus princípios ontológicos.Downloads
Não há dados estatísticos.