Caminhando com Michel de Certeau: contribuições epistemológicas para a pesquisa em educação

Autores

  • Fernanda Bindaco da Silva Astori Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Nilceia de Andrade Vieira Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo se propõe a dialogar com algumas ideias de Michel de Certeau presentes na obra “A invenção do cotidiano” (2011) no sentido de analisar suas implicações e contribuições para as discussões no campo da pesquisa educacional. Focalizando esse debate e nos situando no lugar de docentes da educação pública, indagamos sobre nossas escolhas epistemológicas acerca dos caminhos que pretendemos percorrer em nossas pesquisas rumo a um posicionamento de resistência à hierarquização do saber científico e à falta de consideração aos saberes das culturas populares. Caracterizado como um estudo de cunho bibliográfico, buscamos interlocução com autores que abordam, em diferentes perspectivas, concepções defendidas por Certeau, como Dosse (2004), Josgrilberg (2008), Vidal (2011) e Carvalho (2009), enfocando especialmente os conceitos de linguagem, memória e narrativas. Tais conceitos, em estreita ligação com outras concepções de Certeau, evidenciam que abase epistemológicaé primordial para a realização de pesquisas educacionais, visto que a definição dos problemas de investigação, dos sujeitos participantes e das opções metodológicasexplicitam as perspectivas de abordagem do pesquisador. Conclui-se, então, sobre a relevância do posicionamento do pesquisador, que não pode prescindir de conhecimento filosófico e científico, o qual por sua vez, requer compreensão do contexto sócio-histórico, sobretudo nas dimensões política e cultural, exigindo que o pesquisadormantenha-se atento aos seus princípios ontológicos.

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Biografia do Autor

Fernanda Bindaco da Silva Astori, Universidade Federal do Espírito Santo

Coordenadora Pedagógica da Educação Básica no município de Colatina – ES, Doutoranda em Educação, Mestra em Educação (UFES), integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES). E-mail: fernanda_bsastori@hotmail.com

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagoga em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória – ES, professora no Curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Vila Velha – ES, Doutoranda em Educação (UFES), Mestra em Educação (UFES),integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE/UFES). E-mail:nilceia_vilavelha@hotmail.com

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Publicado

06-08-2019