Surdez: o desafio socioeducacional em seu percurso histórico

Autores

  • Roseane Sudré Campos

Resumo

Este estudo parte das dificuldades que uma aluna surda da quinta série do ensino fundamental enfrenta no seu cotidiano escolar. O estudo tentou levantar não apenas o que pensam os ouvintes a respeito da educação dos alunos com surdez, mas, principalmente, analisar a própria opinião dos surdos sobre o assunto. Verificou-se a importância do protagonismo sobre o processo de escolarização do surdo, para garantir propostas curriculares mais apropriadas às suas necessidades e especificidades, principalmente linguísticas e culturais.  Aborda também a questão da importância da linguagem na formação dos processos mentais, mostrando a necessidade do surdo se apropriar da língua de sinais para que dessa forma possa ampliar as possibilidades de comunicação.  Foi demonstrado com base nesses relatos, o valor da participação desses sujeitos na definição de suas vidas, principalmente, quanto aos aspectos relacionados à escola. Os depoimentos e observações trazidos nos resultados apontam ainda dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do aluno surdo de atividades, onde a principal barreira é a ausência de uma forma “eficaz” de comunicação. O estudo pretende contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, analisando a compreensão de seus efeitos, limites e possibilidades e assim, tentando buscar uma atitude educacional responsável e que venha a proporcionar melhores resultados acadêmicos no que se refere à educação de surdos.

Palavras-chave: Inclusão escolar. Surdez. Língua Brasileira de Sinais.

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Biografia do Autor

Roseane Sudré Campos

Licenciada em Ciências Sociais e Pedagogia, especialista em Arteterapia em Educação e Saúde, Educação Inclusiva, Psicopedagogia e Desenvolvimento Humano, inclusão e Educação e Mestranda em Educação.

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