Dificuldades de aprendizagem da ortografiada língua portuguesa no Ensino Fundamental

Autores

  • Gianni Marcela Ferreira Boechard

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender o processo de apropriação da ortografia, por meio da análise de erros ortográficos materializados na produção escrita de alunos identificados como portadores de dificuldades de aprendizagem. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido por meio de estudo qualitativo (André, 1995) de caráter descritivo, caracterizado como estudo de caso em que constituíram-se como sujeitos alunos do projeto de reforço escolar de uma escola do sistema público municipal de ensino. O referencial teórico foi construído a partir de autores que tratam da natureza do sistema de escrita (CAGLIARI 1989, 1998 e 1999), da ortografia da língua portuguesa (LEMLE 1997), das categorias de erros ortográficos (ZORZI 1998 e 2003) e do ensino de ortografia (MORAIS 1998 e 2000). Os erros foram identificados e categorizados e a análise dos dados permitem concluir que os erros de ortografia decorrem da tentativa deestabelecer uma relação estável entre sons e letras, apoiando-se para tanto, na oralidade, bem como de generalizar regras da ortografia inadequadamente. Portanto, consiste esse processo de apropriação de uma ação cognitiva que organiza o sistema de escrita a partir de regularidades, revelando o esforço intelectual de seus autores.

Palavras-chave: Ortografia. Dificuldade de aprendizagem.Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Gianni Marcela Ferreira Boechard

Graduada em Pedagogia pela UFES, Mestra no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE/UFES) - Linha de Pesquisa Educação e Linguagens.

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