Formação e Prática Pedagógica Inclusiva no cotidiano da Educação Infantil no município de Vitória
Resumo
Em nossa investigação temos como objetivo analisar a formação e a prática pedagógica inclusiva realizada com as crianças do público alvo da Educação Especial no cotidiano da Educação Infantil no município de Vitória, a fim de promover o acesso, a permanência e a qualidade social dessas crianças na escola de educação infantil a partir da análise das práticas pedagógicas pela via da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Nesse sentido, pretendemos potencializar o debate sobre inclusão e infância, a fim de propor práticas pedagógicas mediante a reflexão crítica com os docentes que atuam na Educação Infantil e Educação Especial, visando contribuir com a apropriação do conhecimento histórico, social e cultural. Para discorrermos sobre formação, práticas pedagógicas inclusivas, mediação pedagógica e atividade utilizaremos os estudos de Vigotski (2005), Leontiev (1978), Rocha (2002), Victor (2012), Mendes (2006, 2010), Oliveira (2007), Barroco (2007), Padilha (2000). Mediante a metodologia de pesquisa ação colaborativo-crítica fomentaremos a formação com os professores, nos contextos da Educação Infantil no município. Quando falamos do acesso e permanência, reconhecemos as crianças como sujeitos de direitos na Educação Infantil e, ampliamos o nosso debate na garantia de direitos sociais às crianças e em nosso caso de estudo, às crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Palavras-chave: Educação Infantil. Práticas Pedagógicas Inclusivas. Formação de professores.