Em busca da educação inclusiva na educação a distância: reflexões e possibilidades por meio do universal design for learning

Autores

  • Danielli Veiga Carneiro Sondermann
  • Jussara Martins Albenaz
  • Yvina Pavan Baldo

Resumo

A concepção de inclusão não está ligada a busca de modelos adaptativos, visto que não se busca adaptar o indivíduo à sociedade. Essa concepção consiste na convivência entre todas as pessoas, respeitando seus direitos, necessidades e pontecialidades, independente de suas características diferenciadas. Nesse artigo, apresenta-se o Universal Design for Learning (UDL) - Design Universal para Aprendizagem como possibilidade não apenas criar condições de acesso à informação para todos e sim promover mudanças no processo de ensino e de aprendizagem, ou seja uma ‘pedagogia acessível’, pedagogia no sentido de uma ciência do ensino e da aprendizagem, voltada para as necessidades individuais dos alunos, sejam eles deficientes ou não. Apresenta-se a experiência da implantação do UDL no curso de Capacitação em Práticas da Educação a Distância para Professores e as reflexões oriundas das mudanças no planejamento e no desenvolvimento do curso por meio da pesquisa-ação.

 

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Educação a Distância, Design Universal para Aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Danielli Veiga Carneiro Sondermann
    Professora do Instituto Federal do Espírito Santo.
  • Jussara Martins Albenaz
    Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Yvina Pavan Baldo
    Professora do Instituto Federal do Espírito Santo.

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