Em busca da educação inclusiva na educação a distância: reflexões e possibilidades por meio do universal design for learning

Autores

  • Danielli Veiga Carneiro Sondermann
  • Jussara Martins Albenaz
  • Yvina Pavan Baldo

Resumo

A concepção de inclusão não está ligada a busca de modelos adaptativos, visto que não se busca adaptar o indivíduo à sociedade. Essa concepção consiste na convivência entre todas as pessoas, respeitando seus direitos, necessidades e pontecialidades, independente de suas características diferenciadas. Nesse artigo, apresenta-se o Universal Design for Learning (UDL) - Design Universal para Aprendizagem como possibilidade não apenas criar condições de acesso à informação para todos e sim promover mudanças no processo de ensino e de aprendizagem, ou seja uma ‘pedagogia acessível’, pedagogia no sentido de uma ciência do ensino e da aprendizagem, voltada para as necessidades individuais dos alunos, sejam eles deficientes ou não. Apresenta-se a experiência da implantação do UDL no curso de Capacitação em Práticas da Educação a Distância para Professores e as reflexões oriundas das mudanças no planejamento e no desenvolvimento do curso por meio da pesquisa-ação.

 

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Educação a Distância, Design Universal para Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo.

Jussara Martins Albenaz

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

Yvina Pavan Baldo

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo.

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