A mediação pedagógica no desenvolvimento do brincar da criança com autismo na educação infantil

Autores

  • Fernanda de Araújo Binatti Chiote Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Espírito Santo GESA/CAPES

Resumo

O presente estudo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo analisar o papel da mediação pedagógica no desenvolvimento do brincar da criança com autismo na educação infantil. Consideramos o brincar como uma atividade infantil que não é natural da criança. O brincar tem sua origem no meio social, nas experiências concretas da criança, que aprende a brincar nas relações que estabelece com outras pessoas mais experientes, adultos ou crianças. Realizamos um estudo de caso em um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Cariacica-ES, tendo como sujeitos a criança com autismo, suas professoras e as demais crianças de sua turma. A perspectiva histórico-cultural constituiu a base teórica e metodológica, representada pelos estudos de Vigotski (1997, 2007). Nossas análises indicam que diante da criança com autismo e suas especificidades, assim como de qualquer criança, as possibilidades de desenvolvimento não estão predeterminadas; elas são criadas e recriadas nas situações concretas em que suas potencialidades se manifestam de alguma forma, nos processos interativos.

 

Palavras-chave: Criança com autismo. Mediação pedagógica. Brincar. Educação Infantil.

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