Aproximação às reflexões sobre o direito à educação no bojo das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil

Autores

  • Kallyne Kafuri Correio Alves

Resumo

No contexto da disciplina de Tópicos em Educação, que integra as discussões geradas em grupos de estudo e pesquisa, as vivências com o cotidiano na educação e as inspirações provocadas pelo andamento da pesquisa os “Sentidos da Educação Infantil para as famílias de crianças que buscam matrículas nessa etapa da educação básica: implicações à docência”, apresentamos tentativa de síntese de reflexões geradas a partir do semestre de 2013/1, que busca reunir as discussões realizadas no percurso e que reverberam em nossa temática de estudo. Focalizamos discorrer especialmente sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Dcnei) que direcionam e orientam as ações dos profissionais da Educação Infantil (EI), com atenção especial para as vozes das famílias das crianças nesse documento. Para isso, recorremos à nossa vasta literatura, disponível no site do Ministério da Educação (MEC) buscando nos aproximarmos aos conceitos dialogados no interior da disciplina, que, em seu potencial, nos oportunizam ampliar aprendizados sobre as orientações que permeiam essa etapa de ensino e que marcam nosso campo de pesquisa.  Com esse exercício, acenamos que o estudo do documento está imerso em trajetórias de luta, repletas de conquistas, desafios e avanços, mas que no bojo das ações ainda deixam fissuras, que implicam na formação dos sujeitos imersos neste contexto.

 

Palavras-chave: Tópicos em educação. Diretrizes Curriculares. Educação Infantil. Famílias.

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