Apropriação dos resultados do PAEBES-Alfa e o impacto na prática pedagógica
Resumo
Esta pesquisa, em andamento, tem como propósito analisar como é realizada a apropriação dos resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo – PAEBES apresentados à unidade escolar por meio de revistas impressas direcionadas ao gestor escolar, à equipe pedagógica e aos professores, bem como, os seus desdobramentos e impactos na prática pedagógica. A orientação teórica deste concerne à perspectiva histórico-cultural dialogando com os conceitos teóricos do russo Mikhail Bakthin em seus estudos sobre polifonia e dialogismo propondo relacionar a apropriação nas diferentes vozes dos sujeitos do processo docentes, pedagogos e diretores. A metodologia de pesquisa adotada será de abordagem qualitativa e de base documental. O objetivo geral deste estudo será de investigar e analisar, a partir dos resultados do PAEBES – alfa, se a comunidade escolar utiliza esses dados para análise e planejamento de ações voltadas para a melhoria do ensino-aprendizagem dos estudantes, como compreendem e apropriam-se desses resultados e qual o impacto nas práticas pedagógicas. Os resultados parciais da pesquisa foram obtidos por meio dos documentos oficiais produzidos pela Secretaria Estadual da Educação. Este trabalho foi aprovado para apresentação de pôster na Anpedinha Sudeste 2014.
Palavras-chave: Avaliação em larga escala. Resultados PAEBES- Alfa. Impactos pedagógicos.