A LUDICIDADE COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Gilcerlandia Pinheiro Almeida Nunes Melo (UEVA-RN)

Resumo

O presente artigo teve como objetivo pensar a utilização da ludicidade na Educação Infantil, visando o desenvolvimento integral das crianças. Os objetivos específicos, por sua vez, estão voltados a descrever o que se pode fazer e como melhorar a prática das atividades lúdicas; definir o que é realmente uma atividade lúdica e, por fim, pensar a importância do planejamento no processo de ensino na Educação Infantil, usando a ludicidade. No que diz respeito ao referencial teórico, autores como: Kishimoto (2003), Maluf (2005), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e Vigotski (2002) foram fundamentais para entendermos melhor a problemática desta pesquisa. Essa se constituiu em refletir sobre o que se entende por lúdico e como utilizá-lo na Educação Infantil como recurso pedagógico. Na busca por responder à referida problemática, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de leituras dos autores acima mencionados, dentre outros. Ao final, verificou-se que o lúdico tem sido um caminho eficaz para trabalhar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças em vários níveis do ensino.

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Publicado

25-06-2018