Formação docente e trabalho educativo: relações, diálogos e perspectiva a partir do PPGE/CE/Ufes
Resumo
Esse artigo tem por objetivo refletir com o leitor sobre fatos determinantes que integram a trajetória de formação docente e de pesquisadora da autora desse texto. Formação essa constituída a partir do trabalho de professores atuantes no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com especial protagonismo para aqueles que compõem o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes), e proximidade mais estreita com os professores da linha de Pesquisa Educação e Linguagens. No formato de narrativa reflexiva, busca-se materializar aspectos do processo formativo que contribuíram para aprendizagens de conhecimentos do universo da educação. Para isso, visibiliza ações e estudos realizados no PPGE/Ufes que possibilitaram delimitar ser professora e constituir condições para atuar em novos espaços formativos. O artigo finaliza com reflexões sobre desdobramentos dessa formação em outros cenários institucionais, como no Instituto Federal do Espírito Santo e em alguns de seus Programas de Pós-Graduação da modalidade mestrado profissional.