Filosofia e Educação Básica: algumas considerações acerca da inserção de práticas de filosofia no ensino fundamental da rede pública municipal de Cariacica/ES

Autores

  • José Raimundo Rodrigues UFES
  • Bárbara Cristina da Silva Sousa UFES

Resumo

O presente texto busca dialogar acerca da inserção de práticas de filosofia no currículo do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Cariacica/ES. Procura ainda discutir sobre a importância do ensino de filosofia no Ensino Fundamental e sua relação com a formação crítica dos sujeitos. Para tanto, analisa o documento Diretrizes Curriculares do Município de Cariacica: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com base nos pressupostos teóricos formulados por Marx e outros teóricos da perspectiva materialista-dialética. Conclui que apenas a inserção de práticas de filosofia no currículo não garante a efetividade do trabalho voltado à consciência filosófica, no entanto, essa inserção, assim como a presença de professores de filosofia nas escolas, se configura como importante avanço em relação à educação visando a formação crítica de sujeitos politicamente autônomos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Raimundo Rodrigues, UFES

Doutor em Teologia Sistemática pela FAJE - Belo Horizonte e mestrando em Educação pelo PPGE-UFES.

Bárbara Cristina da Silva Sousa, UFES

Licenciada em Pedagogia pela UFES, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES na linha de Educação e Linguagens.

Downloads

Publicado

06-08-2019