Ensino de ciências e experimentação nos anos iniciais: da teoria a prática
Resumo
A experimentação é uma estratégia de ensino que une teoria e prática em sala de aula e/ou em outros espaços da escola. Contribui para a redução dos obstáculos que se lançam sobre a aprendizagem infantil, desperta o olhar inquiridor e investigativo dos educandos, ao mesmo tempo em que, estimula o debate, troca de informações, construção e reconstrução de conceitos. Mesmo diante de seus inúmeros benefícios, muitos docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, ainda pautam sua prática pedagógica no uso de metodologias tradicionais, embasadas predominantemente, na exposição oral, no uso do quadro e do giz com pouca ou nenhuma variação em suas mediações. Diante de tais dados, o objetivo geral dessa comunicação é investigar como a experimentação pode contribuir para facilitar a aprendizagem de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Como metodologia optou-se pela pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, tecida a partir da consulta de livros, artigos, monografias e outras fontes de informação. Em meio aos resultados obtidos, enfatiza-se que embora as abordagens tradicionais também sejam necessárias e corroborem para aprendizagem, cabe ao professor conciliar nas aulas de Ciências a teoria e a prática, para que a aprendizagem dos educados seja mais significativa, motivadora, desafiadora e pautada na investigação de determinadas situações-problemas.