INCLUSÃO NA INCLUSÃO: a inserção do aluno com deficiência na Educação de Jovens e adultos – um estudo comparado de duas escolas municipais de Ponta Grossa e Irati (PR)

Autores

  • Luana Moraes UNICENTRO - Campus Irati
  • Perla Enviy UNICENTRO - Campus Irati
  • Geovane Oliveira UNICENTRO - Campus Irati
  • Gilmar Cruz UNICENTRO - Campus Irati
  • Khaled Omar El Tassa UNICENTRO - Campus Irati

Resumo

O presente trabalho busca refletir acerca da formação docente em contextos educacionais inclusivos na EJA, visando caracterizar os elementos constitutivos das ações realizadas com relação à inclusão do aluno com deficiência, bem como identificar os desafios no atendimento desse mesmo aluno. A metodologia da pesquisa compreendeu procedimentos de revisão de literatura e trabalho de campo, através de entrevista semiestruturada em duas escolas com turmas de EJA de cidades diferentes, tornando possível um melhor entendimento de como as práticas de ensino possuem direto significado para seus participantes a partir do estudo e incorporação das concepções contemporâneas da formação do profissional, inclusão escolar e EJA.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Moraes, UNICENTRO - Campus Irati

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestranda em Educação pela Universidade do Centro-Oeste (UNICENTRO). E-mail: lu.moraes1991@hotmail.com

Perla Enviy, UNICENTRO - Campus Irati

Professora da Educação Básica. Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ponta Grossa. Professora do Ensino Superior, Curso de Pedagogia – Faculdade SECAL.  Mestranda em Educação Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). E-mail: perlaenviy@yahoo.com.br

Geovane Oliveira, UNICENTRO - Campus Irati

Graduado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).  Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). E-mail: geovane.g.oliveira2013@gmail.com

Gilmar Cruz, UNICENTRO - Campus Irati

Professor do Curso de Educação Física e dos Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO / Paraná / Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Doutor em Educação Física (UNICAMP). Email: gilmailcruz@gmail.com

Khaled Omar El Tassa, UNICENTRO - Campus Irati

Professor do Curso de Educação Física e dos Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil. Doutor em Educação Física – UFPR. Email: khaledunicentro@hotmail.com

Downloads

Publicado

2021-08-16