Autonomia instrumental x Autonomia Política: suas implicações para a gestão e o projeto político-pedagógico da escola

Autores

  • Gilda Cardoso de Araújo Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Publicado no ano de 1997, o texto ressalta a dificuldade em discutir autonomia, gestão e projeto político-pedagógico da instituição escolar naquele período, visto que a conjuntura era de “desreferencialização do real” e redução da esfera política. Duas décadas depois, a fragmentação das políticas, a necessidade de enfrentamento e os desafios necessários à defesa da gestão democrática, da qualidade do ensino público e da construção do projeto político-pedagógico de forma coletiva e participativa estão cada vez mais latentes na realidade educacional. Haja vista as organizações conservadoras e retrógradas como a “Escola sem Partido”.

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Biografia do Autor

Gilda Cardoso de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou, entre 2016 e 2017, estágio de pós-doutorado na Generalitat da Catalunya (Barcelona-Espanha), com bolsa CAPES. Atuou na Educação Básica como docente, técnica da secretaria municipal de educação e conselheira estadual de educação. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na graduação e nos curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação. É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Federalismo e Políticas Educacionais" que atualmente desenvolve, dentre outros, o projeto de pesquisa "Regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação: relações intergovernamentais para a garantia do direito à educação", financiado pelo CNPq por meio da Chamada Universal de 2016. É autora do livro "Políticas Educacionais e Estado Federativo" e de vários artigos em periódicos especializados. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Administração Educacional, principalmente nos seguintes temas: federalismo e políticas educacionais, gestão educacional, direito à educação, municipalização e organização dos sistemas de ensino. Link para o Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9974772407621162 Link para a página do Grupo "Federalismo e Políticas Educacionais".

Publicado

19-12-2018