Autonomia instrumental x Autonomia Política: suas implicações para a gestão e o projeto político-pedagógico da escola

Autores

  • Gilda Cardoso de Araújo Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Publicado no ano de 1997, o texto ressalta a dificuldade em discutir autonomia, gestão e projeto político-pedagógico da instituição escolar naquele período, visto que a conjuntura era de “desreferencialização do real” e redução da esfera política. Duas décadas depois, a fragmentação das políticas, a necessidade de enfrentamento e os desafios necessários à defesa da gestão democrática, da qualidade do ensino público e da construção do projeto político-pedagógico de forma coletiva e participativa estão cada vez mais latentes na realidade educacional. Haja vista as organizações conservadoras e retrógradas como a “Escola sem Partido”.

Biografia do Autor

  • Gilda Cardoso de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo
    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou, entre 2016 e 2017, estágio de pós-doutorado na Generalitat da Catalunya (Barcelona-Espanha), com bolsa CAPES. Atuou na Educação Básica como docente, técnica da secretaria municipal de educação e conselheira estadual de educação. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na graduação e nos curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação. É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Federalismo e Políticas Educacionais" que atualmente desenvolve, dentre outros, o projeto de pesquisa "Regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação: relações intergovernamentais para a garantia do direito à educação", financiado pelo CNPq por meio da Chamada Universal de 2016. É autora do livro "Políticas Educacionais e Estado Federativo" e de vários artigos em periódicos especializados. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Administração Educacional, principalmente nos seguintes temas: federalismo e políticas educacionais, gestão educacional, direito à educação, municipalização e organização dos sistemas de ensino. Link para o Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9974772407621162 Link para a página do Grupo "Federalismo e Políticas Educacionais".

Publicado

19-12-2018