A Importância da Autoeficácia em crianças com Dificuldades de Aprendizagem

Autores

  • Weslley Kozlik Silva Faculdade Guairacá / Universidade Federal do Paraná
  • Jessica Belo Silva

Resumo

Este artigo apresenta um panorama dentro das publicações de cunho teórico aplicadas em português com o objetivo de evidenciar estudos que falem sobre a relação da autoeficácia e da dificuldade de aprendizagem na vida acadêmica das crianças. Reforça-se a importância das variáveis internas na aprendizagem escolar das crianças, destacando-se a autoeficácia (CHAPMAN et al, 1981 apud MEDEIROS et al, 2000), que é o que o indivíduo acredita sobre sua capacidade de desempenho em atividades específicas, e a percepção positiva que ele tem sobre ele mesmo (BANDURA; AZZI & POLYDORO, 2008). Foram selecionadas 16 publicações para análise, sendo na sua maioria publicados a partir do ano de 2000. Os estudos selecionados apresentaram resultados semelhantes quanto à relação da crença na eficácia e a aprendizagem. As pesquisas concordam em dizer que o sucesso acadêmico, especialmente para as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem, depende de vários fatores, contudo, o desempenho depende, em sua grande parte, da convicção pessoal que o aluno tem em controlar seu pensamento, para que não tenha o sentimento de fracasso e frustração (MARTINELLI & SASSI, 2010). Através desse estudo se destaca a importância de se trabalhar essa questão no meio educacional, para que se possa oferecer aos estudantes que apresentam essas dificuldades ferramentas que lhes possibilitem desenvolver crenças positivas em relação às suas capacidades (MEDEIROS et al, 2000).

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Biografia do Autor

Weslley Kozlik Silva, Faculdade Guairacá / Universidade Federal do Paraná

Doutorando em educação na UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Guairacá. Graduação em Psicologia pela Faculdade Guairacá. Atualmente é docente no curso de Psicologia da Faculdade Guairacá. Coordenador administrativo e Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia - LECET. Integrante do Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Cultura - GETEC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação - GIEDH.

Jessica Belo Silva

Psicóloga clínica, formada em psicologia pela Faculdade Guairacá.

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Publicado

06-08-2019