Bases epistemológicas das pesquisas em políticas educacionais: alguns apontamentos

Autores

  • Sue Elen Lievore PPGE/UFES
  • Roberta Freire Bastos PPGE/UFES

Resumo

Este texto tem como objetivo caracterizar o campo de pesquisa científica em políticas educacionais no Brasil a partir do mapeamento e da análise de teses de doutorado produzidas sobre o tema política educacional, com subtema planejamento educacional, nas décadas de 1990 e anos 2000. Com base na concepção de campo cunhada por Bourdieu investigou-se as origens da constituição desse campo de pesquisa, bem como suas singularidades, relações de poder que o atravessam e o habitus próprio entre seus integrantes. Procurou-se investigar os enfoques metodológicos, referenciais teóricos e níveis de abordagem contidos nas pesquisas da área. Tais enfoques epistemetodológicos podem contribuir para o campo de pesquisa em política educacional quando se propõe a refletir acerca do contexto específico em que tais políticas estão inseridas e dos jogos de disputas, arranjos e interesses próprios que as circundam, possibilitando a análise da influência de tais políticas nos mecanismos de reprodução social

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sue Elen Lievore, PPGE/UFES

Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação da UFES (2017), na linha de pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação da UFES (2013), Graduada em Pedagogia com habilitações em Magistério das Séries Iniciais, Gestão Educacional e Magistério da Educação de Jovens e Adultos pela UFES (2008). Atualmente é professora da rede municipal de Serra/ES. Membro do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação da Serra/ES. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE\UFES). 

Roberta Freire Bastos, PPGE/UFES

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Bolsista CAPES/DS. Mestra em educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como pedagoga nas redes públicas de ensino dos municípios de Cariacica/ES e Serra/ES. Integrante do Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais (NEPE) do Centro de educação da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Downloads

Publicado

29-07-2020 — Atualizado em 31-07-2020

Versões

Edição

Seção

Artigos