Esta é uma versão desatualizada publicada em 30-07-2020. Leia a versão mais recente.
Bases epistemológicas das pesquisas em políticas educacionais: alguns apontamentos
Resumo
Este texto tem como objetivo caracterizar o campo de pesquisa científica em políticas educacionais no Brasil a partir do mapeamento e da análise de teses de doutorado produzidas sobre o tema política educacional, com subtema planejamento educacional, nas décadas de 1990 e anos 2000. Com base na concepção de campo cunhada por Bourdieu investigou-se as origens da constituição desse campo de pesquisa, bem como suas singularidades, relações de poder que o atravessam e o habitus próprio entre seus integrantes. Procurou-se investigar os enfoques metodológicos, referenciais teóricos e níveis de abordagem contidos nas pesquisas da área. Tais enfoques epistemetodológicos podem contribuir para o campo de pesquisa em política educacional quando se propõe a refletir acerca do contexto específico em que tais políticas estão inseridas e dos jogos de disputas, arranjos e interesses próprios que as circundam, possibilitando a análise da influência de tais políticas nos mecanismos de reprodução socialDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-07-2020 — Atualizado em 30-07-2020
Versões
- 31-07-2020 (3)
- 30-07-2020 (2)
- 29-07-2020 (1)
Edição
Seção
Artigos