Safári de T.O: o Percurso de uma Estudante Exploradora pela Diversidade das Teorias Organizacionais
Resumo
Os estudos organizacionais são hoje formados por inúmeras abordagens, de diferentes áreas do conhecimento. Diferentes configurações de cursos de Teorias Organizacionais têm sido experimentados, e debates em torno de dilemas do ensino-aprendizagem-pesquisa em T.O. permanecem atuais. A percepção das dificuldades enfrentadas pelo corpo discente dos cursos constitui uma fonte de dados reveladora com potencial para ampliar e beneficiar tal reflexão. Emerge então a questão de pesquisa “Como é, sob o ponto de vista discente, o percurso de conhecimento das diversas e desconhecidas abordagens das teorias organizacionais?” Este trabalho objetiva descrever, do ponto de vista discente, o percurso da aprendizagem das Teorias Organizacionais em um curso de um semestre. O método utilizado é qualitativo e aproxima-se da autoetnografia, relatando experiências vivenciadas. A coleta de dados inclui documentos como o plano de ensino da disciplina e trabalhos escritos como miniensaios e uma sistematização que compõem os critérios de avaliação dos alunos no curso. O exercício de reflexividade intentado procura provocar discussão quanto aos métodos de ensino deste tema, destacando aspectos positivos e oportunidades de melhoria. Esta apresentação ressalta a ideia de evolução gradual da apropriação do conhecimento ao longo do percurso do “safári” representado pelo semestre letivo.