“A carne mais barata do mercado (acadêmico) é a carne negra”:

O estado da arte sobre o diálogo entre as relações raciais e a educação em periódicos brasileiros de educação

Autores

Palavras-chave:

Relações raciais, Educação, Estado da arte

Resumo

As questões étnico-raciais no contexto escolar pautam aspectos identitários a partir de políticas públicas que materializam a resistência negra cotidiana face aos processos de exclusão. O presente artigo tem por objetivo apontar diálogos existentes entre as relações raciais e a educação, a partir do que vem sendo discutido em publicações de periódicos brasileiros da área da educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo procedimento metodológico é a realização do estado da arte para o levantamento das produções acadêmicas, e revisão bibliográfica sobre as categorias de análise estabelecidas. Os resultados encontrados demonstram uma produção significativa sobre as garantias legais conquistadas recentemente pelos movimentos sociais negros e a importância das ações afirmativas para a comunidade negra. No entanto, apontam a existência de uma defasagem na publicação de artigos que fomentem a formação docente e suas práticas pedagógicas para estabelecer esse diálogo em sala de aula, bem como ausência de referências negras quando se discute a representatividade na formação escolar. Desta forma, conclui-se que no mercado acadêmico o diálogo entre as relações raciais e a educação precisa ultrapassar alguns estereótipos, uma vez que estes dificultam o fortalecimento da identidade negra nos processos educativos.

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Biografia do Autor

Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluno do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração em Estudos de Gênero, e membro do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC). Mestre em Gestão Integrada do Território (UNIVALE, 2016). Especialista em Docência para o Ensino Superior (IMES, 2011), Educação e Inclusão - Linha de Formação: Libras (FAEL, 2013), Gênero e Diversidade na Escola (UFMG, 2016), Direito Público (UNIDERP, 2011) e em Gestão Pública (UFOP, 2013), além de MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades (UNIDERP, 2011). É Bacharel em Direito (FADIVALE, 2007) e Licenciado em Filosofia (UNINTER, 2020). Professor e pesquisador na UNIVALE - Universidade do Vale do Rio Doce, onde leciona e atua em quatro projetos de pesquisa e extensão vinculados ao NIEDS - Núcleo Interdisciplinar de Educação, Direito e Saúde.

Eunice Maria Nazarethe Nonato, Universidade Vale do Rio Doce

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (1998) e graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (1985). Mestre em Educação (2002). Realizou em 2009 estágio doutoral na Universidade de Coimbra(Portugal). Doutorou-se pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS (2010). Atualmente é pesquisadora e professora no curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce. 

Juliana Maria de Souza Xavier , Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE, em Governador Valadares, MG. Especialista em Africanidades e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Pitágoras de Ensino da UNOPAR, em Imperatriz, MA. Graduanda em História - Licenciatura pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, em Imperatriz, MA. 

Larissa Sellos Pereira de Lima, Universidade Vale do Rio Doce

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce

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Publicado

29-07-2020 — Atualizado em 30-07-2020

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Dossiê