“A carne mais barata do mercado (acadêmico) é a carne negra”:
O estado da arte sobre o diálogo entre as relações raciais e a educação em periódicos brasileiros de educação
Palavras-chave:
Relações raciais, Educação, Estado da arteResumo
As questões étnico-raciais no contexto escolar pautam aspectos identitários a partir de políticas públicas que materializam a resistência negra cotidiana face aos processos de exclusão. O presente artigo tem por objetivo apontar diálogos existentes entre as relações raciais e a educação, a partir do que vem sendo discutido em publicações de periódicos brasileiros da área da educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo procedimento metodológico é a realização do estado da arte para o levantamento das produções acadêmicas, e revisão bibliográfica sobre as categorias de análise estabelecidas. Os resultados encontrados demonstram uma produção significativa sobre as garantias legais conquistadas recentemente pelos movimentos sociais negros e a importância das ações afirmativas para a comunidade negra. No entanto, apontam a existência de uma defasagem na publicação de artigos que fomentem a formação docente e suas práticas pedagógicas para estabelecer esse diálogo em sala de aula, bem como ausência de referências negras quando se discute a representatividade na formação escolar. Desta forma, conclui-se que no mercado acadêmico o diálogo entre as relações raciais e a educação precisa ultrapassar alguns estereótipos, uma vez que estes dificultam o fortalecimento da identidade negra nos processos educativos.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Consentino. Descolonizando as pesquisas com crianças e três obstáculos. Educação & Sociedade: Campinas, vol.35, n.127, p.461-474, 2004.
ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; SANCHEZ, Lívia Pizauro. ENEM: ferramenta de implementação da Lei 10.639/2003 - competências para a transformação social?. Educar em Revista. v.32, n.1, pp.79-103. 2016.
ALMEIDA, Marco Antônio Bettini de; SANCHEZ, Lívia Pizauro. Implementação da Lei 10.639/2003 – competências, habilidades e pesquisa para a transformação social. Educação e realidade: Rio Grande do Sul, vol.28, n.1, pp.55-80, 2017.
ARENA, Dagoberto Buim; LOPES, Naiane Rufino. PNBE 2010: personagens negros como protagonistas. Educação & Realidade: Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1147-1173, out./dez. 2013.
BAYMA, Fátima. Reflexões sobre a constitucionalidade e das cotas raciais em Universidades Públicas no Brasil: referências internacionais e os desafios pós julgamento das cotas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação: Rio de Janeiro, v. 20, n. 75, p. 325-346, abr./jun. 2012.
BRASIL. Constituição Federal da República. Brasília, 1998.
BRASIL. Lei Federal n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira. Diário Oficial da União. Brasília, 2010.
BRASIL, Lei Federal n° 12.288. Institui o Estatuto da Igualdade Racial. Diário Oficial da União. Brasília, 2010.
BRASIL. Lei Federal n° 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2012.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré. Relações Raciais e Educação: O estado da arte. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, p.121-146, 2013.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. 2002. Revista Educação & Sociedade, ano 23, n. 79, Agosto/2002.
GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação: Rio de Janeiro, n. 23, p. 75-85, Maio/Jun/Jul/Ago, 2003.
GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. Educação e pesquisa: São Paulo, 2002.
GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista. v. 47, p. 19-33, 2013.
LIMA, Marcos Eugênio Oliveira; NEVES, Paulo Sérgio da Costa; SILVA, Paula Bacelar. A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes. Revista Brasileira de Educação: Rio de Janeiro, vol.19, n.56, pp.141-163, 2014.
MALIGHETTI, Roberto. Antropologia pela educação. Notas por uma descolonização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 843-856, 2014.
SOUZA, Andreliza Cristina de; BRENDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação da política de cotas da UEPG: desvelando o direito à igualdade e a diferença. Avaliação: revista da educação superior: Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 415-437, jul. 2016.
VITORINO, Artur José Renda. Local, nacional e universal nos estudos históricos de Educação Comparada: o caso das Ações Afirmativas na era genômica. Educar em revista: Paraná, n. 52, p. 291-303, abr./jun. 2014.
Downloads
Publicado
Versões
- 30-07-2020 (2)
- 29-07-2020 (1)