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“A carne mais barata do mercado (acadêmico) é a carne negra”:

O estado da arte sobre o diálogo entre as relações raciais e a educação em periódicos brasileiros de educação

Autores

Palavras-chave:

Relações raciais, Educação, Estado da arte

Resumo

As questões étnico-raciais no contexto escolar pautam aspectos identitários a partir de políticas públicas que materializam a resistência negra cotidiana face aos processos de exclusão. O presente artigo tem por objetivo apontar diálogos existentes entre as relações raciais e a educação, a partir do que vem sendo discutido em publicações de periódicos brasileiros da área da educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo procedimento metodológico é a realização do estado da arte para o levantamento das produções acadêmicas, e revisão bibliográfica sobre as categorias de análise estabelecidas. Os resultados encontrados demonstram uma produção significativa sobre as garantias legais conquistadas recentemente pelos movimentos sociais negros e a importância das ações afirmativas para a comunidade negra. No entanto, apontam a existência de uma defasagem na publicação de artigos que fomentem a formação docente e suas práticas pedagógicas para estabelecer esse diálogo em sala de aula, bem como ausência de referências negras quando se discute a representatividade na formação escolar. Desta forma, conclui-se que no mercado acadêmico o diálogo entre as relações raciais e a educação precisa ultrapassar alguns estereótipos, uma vez que estes dificultam o fortalecimento da identidade negra nos processos educativos.

Biografia do Autor

  • Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Federal de Santa Catarina

    Aluno do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração em Estudos de Gênero, e membro do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC). Mestre em Gestão Integrada do Território (UNIVALE, 2016). Especialista em Docência para o Ensino Superior (IMES, 2011), Educação e Inclusão - Linha de Formação: Libras (FAEL, 2013), Gênero e Diversidade na Escola (UFMG, 2016), Direito Público (UNIDERP, 2011) e em Gestão Pública (UFOP, 2013), além de MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades (UNIDERP, 2011). É Bacharel em Direito (FADIVALE, 2007) e Licenciado em Filosofia (UNINTER, 2020). Professor e pesquisador na UNIVALE - Universidade do Vale do Rio Doce, onde leciona e atua em quatro projetos de pesquisa e extensão vinculados ao NIEDS - Núcleo Interdisciplinar de Educação, Direito e Saúde.

  • Eunice Maria Nazarethe Nonato, Universidade Vale do Rio Doce

    Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (1998) e graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (1985). Mestre em Educação (2002). Realizou em 2009 estágio doutoral na Universidade de Coimbra(Portugal). Doutorou-se pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS (2010). Atualmente é pesquisadora e professora no curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce. 

  • Juliana Maria de Souza Xavier , Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE, em Governador Valadares, MG. Especialista em Africanidades e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Pitágoras de Ensino da UNOPAR, em Imperatriz, MA. Graduanda em História - Licenciatura pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, em Imperatriz, MA. 

  • Larissa Sellos Pereira de Lima, Universidade Vale do Rio Doce

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce

Referências

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Publicado

29-07-2020

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Edição

Seção

Dossiê