Um debate ainda necessário: um estudo de caso sobre a formação e prática docente na discussão sobre gênero e sexualidade.
Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, EscolaResumo
Este artigo quer discutir um tema fundamental para o respeito às diversidades na escola; buscamos nas políticas educacionais, referentes ao tema, dos anos 90 até a atualidade, compreender como essas discussões foram pautas para trabalhar a temática dentro da escola e posteriormente retiradas, fortalecendo discursos de ódio e legitimando a violência de gênero. Essas experiências interferem de maneira a não contribuir com o processo de ensino aprendizagem e reforçam os marcadores de desigualdade dentro da escola. A partir da análise dos questionários respondidos por seis professores de uma escola da rede estadual de Pelotas-RS, propomos o diagnóstico de um recorte da realidade local apontando considerações relevantes sobre o que tem sido trabalhado quando o assunto é Gênero e Sexualidade na escola.
Downloads
Referências
BORDINI, Célia Santini; LIMA, Milena. Discursos e Práticas sobre a Educação para a Sexualidade nas Aulas de Ciências. II Simpósio Internacional de Educação Sexual - Gênero, Direitos e Diversidade Sexual: Trajetórias Escolares. Universidade Estadual de Maringá, 2011.
Brasil sem Homofobia – Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra LGBT e Promoção da Cidadania Homossexual. Governo Federal, 2004. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998. em Estudo, Maringá, v. 7, n. 1, p. 21-29, jan./jun. 2002.
CASTRO, Edimária Carvalho de; GIL, Juca; JACOMINI, Márcia Aparecida. Jornada de trabalho docente e o cumprimento da Lei do Piso nas capitais. RBPAE - v. 34, n. 2, p. 437 - 459, mai./ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/86367. Acesso em: 20 jun. 2020.
FERREIRA, Ewerton da Silva; SANTOS, Oneide Alessandro Silva dos; QUADRADO,
Jaqueline Carvalho. Gênero e Diversidade na Escola: Experiências Sobre a Formação Continuada de Professores da Educação Básica no Município de São Borja - RS. REVISTA SOCIAIS & HUMANAS - VOL. 30 / No 2 - 2017, p 237 a 249). Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/26805. Acesso em: 20 jun. 2020.
GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. (org.) Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
LEITE, Jorge Jr; MISKOLCI, Richard (org.): Diferenças na educação: outros aprendizados. EdUFSCar, São Carlos, 2014.
MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque Fo; FRANCO, Clarissa De. Educação Domiciliar e as ideologias de gênero e gênesis de Damares Alves, a “ministra terrivelmente cristã” dos Direitos Humanos. Revista Brasileira de História das Religiões ANPUH, Ano XII, n. 35, Setembro/Dezembro de 2019 - ISSN 1983-2850, p. 297-337. Disponível em:
PELÚCIO, Larissa. Desfazendo o Gênero. In: LEITE, Jorge Jr; MISKOLCI, Richard (org.): Diferenças na educação: outros aprendizados. EdUFSCar, São Carlos, 2014.
SEFFNER, Fernando; PICCHETTI, Yara de Paula. A quem tudo quer saber, nada se lhe diz: uma educação sem gênero e sem sexualidade é desejável? Reflexão e Ação (online), Santa Cruz do Sul, UNISC, v. 24, p. 61-81, 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/6986/pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
SEFFNER, Fernando. Escola pública e professor como adulto de referência: indispensáveis em qualquer projeto de nação. Educação Unisinos, São Leopoldo, Unisinos, v. 20, p. 48-57, 2016. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/viewFile/edu.2016.201.05/5230 . Acesso 25 ju. 2020.
SEFFNER, Fernando. Tem nexo não falar sobre sexo na escola? Revista textual, SINPRO/RS, v. 1, n. 25, p. 22-29, 2017. Disponível em: https://issuu.com/sinprors/docs/textual_maio_2017_completa_web. Acesso em 25 ju. 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo e identidade social: territórios contestados. In. SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 190-207.
VENCATO, Anna Paula. Diferenças na escola. In: LEITE, Jorge Jr; MISKOLCI, Richard (org.): Diferenças na educação: outros aprendizados. EdUFSCar, São Carlos, 2014.