Um debate ainda necessário: um estudo de caso sobre a formação e prática docente na discussão sobre gênero e sexualidade.

Autores

  • Letícia Campagnolo Cavalheiro Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Escola

Resumo

Este artigo quer discutir um tema fundamental para o respeito às diversidades na escola; buscamos nas políticas educacionais, referentes ao tema, dos anos 90 até a atualidade, compreender como essas discussões foram pautas para trabalhar a temática dentro da escola e posteriormente retiradas, fortalecendo discursos de ódio e legitimando a violência de gênero. Essas experiências interferem de maneira a não contribuir com o processo de ensino aprendizagem e reforçam os marcadores de desigualdade dentro da escola. A partir da análise dos questionários respondidos por seis professores de uma escola da rede estadual de Pelotas-RS, propomos o diagnóstico de um recorte da realidade local apontando considerações relevantes sobre o que tem sido trabalhado quando o assunto é Gênero e Sexualidade na escola.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos