Psicologia, gêneros e sexualidades na escola

Relatos de experiência numa cidade do extremo sul baiano

Autores

  • Rebeca Valadão Bussinger UFES FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VILA VELHA
  • Roberta Scaramussa da Silva Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Roziene Castro Mota Araújo Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Valéria Sousa Santos Universidade Federal do Sul da Bahia

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Psicologia escolar

Resumo

Nos últimos anos vem ganhando força no Brasil um movimento de combate a denominada “ideologia de gênero” que também se expressa pela ideia de “doutrinação” no âmbito escolar. Esta ofensiva reacionária ancora-se, também, nas garantias de direitos conquistados ao longo dos últimos anos, tais como das minorias dissidentes de gênero e sexualidade de maneira geral. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar reflexões que relacionam duas experiências de intervenção realizadas em escolas públicas na cidade de Teixeira de Freitas, extremo sul baiano, sob o enfoque da Psicologia. Tais experiências foram realizadas por duas docentes e executadas por discentes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Sul da Bahia. Ambos os projetos partiram do compromisso de quebrar silenciamentos e romper instituídos amordaçados no espaço escolar assumindo um fazer ético, político e crítico. Conclui-se pela emergência da formação em psicologia, em especial da psicologia escolar, alinhada aos debates de gênero e sexualidades.

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Biografia do Autor

Rebeca Valadão Bussinger, UFES FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VILA VELHA

Acolhimento Familiar e Institucional, violência, gênero e diversidade sexua

Roberta Scaramussa da Silva , Universidade Federal do Sul da Bahia

 

 

Roziene Castro Mota Araújo, Universidade Federal do Sul da Bahia

 

 

Valéria Sousa Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

 

 

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos