(Form)ações para uma educação plural
em foco o Programa Gênero e Diversidade na Escola
Palavras-chave:
Formação de Professores, Programa Gênero e Diversidade na Escola, Direitos Humanos e Sexuais, Formação continuadaResumo
A proposta deste trabalho é pensar a formação continuada de professores para atuarem em uma educação inclusiva, democrática e ligada às questões de gênero e sexualidades. Para isso, penso de que forma as reflexões relativas à diversidade sexual e de gênero, em uma perspectiva de superação das desigualdades e das violações de direitos, são acionadas na formação de professores. Para tanto, tomo como instrumento a ser analisado o Programa Gênero e Diversidade na Escola ofertado pelo Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) buscando pôr em contraste o Programa, como Plano Ideal para a formação continuada de professores, e a realidade brasileira em termos de normativas para o Currículo Escolar e, consequentemente, para a práxis docente. Utilizo o levantamento bibliográfico e a análise descritiva de documentos como instrumentos metodológicos, de forma que o trabalho se configura como um texto de opinião (SPEROTTO, 2018). Concluo que pequenas iniciativas, ainda que em diferentes intensidades, trazem contribuições importantes ao início da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
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