Religiões afro brasileiras no contexto escolar

Uma análise numa escola pública do Rio Grande do Sul

Autores

  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa
  • Laís de Ávila Soares Universidade Federal do Pampa
  • Yáscara Koga Guindani Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Religiões afro-brasileiras. Escola. Diversidade religiosa

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção de professores e alunos de uma escola pública acerca das religiões de matriz africana presentes no Brasil. Sabe-se que há uma diversidade religiosa no Brasil, mas esta, muitas vezes fica à margem nos currículos das escolas brasileiras. Partindo dessa realidade, e valendo-se da laicidade do país, o estudo das religiões afro-brasileiras na escola são o foco do trabalho. Dessa forma, para poder identificar a percepção em relação as religiões afro dentro das escolas, foram realizadas entrevistas com professores e aplicado um questionário para alunos de uma escola pública na cidade de São Borja-RS. Através da pesquisa percebe-se a presença da cultura intolerante em relação às religiões afro, assim como a falta de uma abordagem mais aprofundada sobre essas religiões nos currículos da escola. Este trabalho busca contribuir na reflexão sobre a realidade em que se encontram as religiões afro-brasileiras no contexto escolar

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Biografia do Autor

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação; Mestre em Ciências da Religião e Graduado em Filosofia. Professor do Curso de Ciências Humanas da Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja-RS

Laís de Ávila Soares, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Pampa e Professora da Rede Pública Municipal de São Borja-RS

Yáscara Koga Guindani, Universidade Federal do Pampa

Graduada em História, Mestre e Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja-RS

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos