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Da educação sexual à “ideologia de gênero”:

disputas em torno das sexualidades e dos gêneros na escola

Autores

  • Thalles do Amaral de Souza Cruz
  • Marlon Silveira da Silva
  • João Paulo Lopes dos Santos

Palavras-chave:

Educação sexual, Biopolítica, Governamentalidade, Ideologia de gênero

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise comparativa sobre o dispositivo escolar no que se refere às questões de sexo/gênero/sexualidade no Brasil da Primeira República e no contexto atual. A partir de uma perspectiva pós-estrutural, analisamos os discursos de ambos os períodos como envolvidos em disputas para produzir determinados modos de subjetivação, tendo os currículos escolares como foco de debate. Se no período da Primeira República havia um enfoque higienista e eugenista, cujos discursos científicos hegemônicos produziam a escola e a família como espaços político-pedagógicos de formação sexual “normal”, atendendo determinadas demandas socioeconômicas do período, atualmente, grupos religiosos (ultra)conservadores – mas não só –  tentam hegemonizar determinados valores e moralidades na educação brasileira que têm contribuído também para uma maior capilarização/legitimação de uma agenda neoliberal.

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29-07-2020 — Atualizado em 31-07-2020

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Dossiê