O estágio supervisionado e a construção da identidade docente:
contribuições para a formação inicial e a prática do ensino
Palavras-chave:
Educação básica, Ensino, Estágio supervisionado, Formação docente, QuímicaResumo
Considerando a importância do estágio supervisionado no processo de formação de professores no Brasil, o artigo pauta-se no objetivo de refletir e relatar as contribuições e impactos formativos de um estágio supervisionado do curso de licenciatura em Química, realizado em uma escola de Ensino Médio da rede pública do Estado do Espírito Santo. O exercício da prática docente possibilitou ao licenciando a adoção de diferentes metodologias de ensino e contribuiu com reflexões e vivências que possibilitaram desenvolvimento pessoal e profissional. Constatou-se a importância do estágio curricular em relação à busca por autonomia, à melhor apropriação do conteúdo de Química, às noções da relação entre o tempo de trabalho da professora regente e suas atribuições cotidianas, à interação com os alunos e demais integrantes do espaço escolar, e, ao exercício da prática docente. Após refletir as contribuições do estágio, evidencia-se a relevância da escola básica nessa etapa da formação e na constituição da identidade docente.
Downloads
Referências
ALVES, Wanderson Ferreira. Formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 263-280, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a06v33n2.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
AMARAL, Luciano do. Trabalhos práticos de química. 2. ed. São Paulo: Livraria Nobel, 1996.
BARROS, Luiza Ribeiro de; NEVES, Maria Luiza Rodrigues da Costa. A formação de professores: relato de uma experiência do estágio supervisionado com o uso da fotografia para ensinar Biologia no Ensino Médio. Revista da SBEnBio, Florianópolis, v. 1, n. 7, p. 5167-5177, 2014.
BIANCHI, Anna Cecília de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Orientação para estágio em licenciatura: projeto aplicado no estágio. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
BOUSSO, Regina Szylit; MERIGHI, Miriam Aparecida Barbosa; ROLIM, Marli Alves; RIESCO, Maria Luiza Gonzales; ANGELO, Margareth. Estágio curricular em enfermagem: transição de identidades. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 218-225, jun. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v34n2/v34n2a13.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Brasília, Distrito Federal: Conselho Nacional de Educação, 2002.
BURIOLLA, Marta Alice Feiten. O estágio supervisionado. São Paulo: Cortez, 1995.
CAVALCANTI, Eduardo Luiz Dias; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. O uso do jogo de roles (roleplaying game) como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 8, n. 1, p. 255-280, 2009. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART14_Vol8_N1.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
CUNHA, Marcia Borin da. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 92-98, maio. 2012. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/jogos/07-PE-53-11.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar em revista [on-line], Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n32/n32a15.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, Ricardo Castro de. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 101-106, maio 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/08-PE-5207.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
GARCIA, Irene Teresinha Santos; KRUGER, Verno. Implantação das diretrizes curriculares nacionais para formação de professores de química em uma instituição federal de ensino superior: desafios e perspectivas. Química Nova [on-line], v. 32, n. 8, p. 2218–2224, out. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/qn/v32n8/v32n8a39.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v8n2/08.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
GONÇALVES, Fábio Peres; MARQUES, Carlos Alberto. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 219–238, ago. 2006. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/494/297. Acesso em: 01 ago. 2020.
GONÇALVES, Fábio Peres; MARQUES, Carlos Alberto; DELIZOICOV, Demétrio. O desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Química: contribuições epistemológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p. 1-16, set./dez. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4033/2597. Acesso em: 01 ago. 2020.
GUERREIRO, Marta; MATTA, Isabel. Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação. Análise Psicológica [on-line], Lisboa, v. 17, n. 1, p. 27–38, 1999. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v17n1/v17n1a05.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 198–202, ago. 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
KASSEBOEHMER, Ana Cláudia; FERREIRA, Luiz Henrique. O espaço da prática de ensino e do estágio curricular nos cursos de formação de professores das IES públicas paulistas. Química Nova [on-line], v. 31, n. 3, p. 694-699, mar. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/qn/v31n3/a38v31n3.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
LEAL, Douglas Tavares Borges; CORNACHIONE JÚNIOR, Edgard. A aula expositiva no ensino da contabilidade. Contabilidade Vista e Revista, Belo Horizonte, v. 17, n.3, p. 91-113, jul./set. 2006. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/307. Acesso em: 1 ago. 2020.
LIMA, Danielle Silva; FREITAS, Kathynne Carvalho; MATOS, Ricardo Alexandre Figueiredo; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa; VAZ, Wesley Fernandes. Depressão e Antidepressivos: temas geradores para discussão de conceitos químicos no nível médio de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 91-113, jul./ set. 2013. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1543/1142. Acesso em: 1 ago. 2020.
MAIA, Daltamir J.; GAZOTTI, Wilson A.; CANELA, Maria C.; SIQUEIRA, Aline E. Chuva Ácida: um experimento para introduzir conceitos de equilíbrio químico e acidez no Ensino Médio. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 1, n. 21, p. 44-46, maio 2005. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a09.pdf. Acesso em: 1 ago. 2020.
MOREIRA, Francisca Belkise de Freitas; COSTA, Marcos Vinicios de Oliveira; BARBOSA, Erineudo Moreira; BERTINI, Luciana Medeiros. Bingo químico: uma atividade lúdica envolvendo fórmulas e nomenclaturas dos compostos. HOLOS, Natal, v. 6, n. 28, p. 124-131, 2012. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1015/619. Acesso em: 1 ago. 2020.
NANNI, Reginaldo. A natureza do conhecimento científico e a experimentação no ensino de Ciências. Revista Eletrônica de Ciências, São Carlos, n. 6, maio 2004.
PAIXÃO, Fátima; CACHAPUZ, Antônio. Mudanças na prática de ensino da química pela formação dos professores em história e filosofia das ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 1, n. 18, p. 31-36, nov. 2003. Disponível em: https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/1322/1/Quimica%20Nova%20na%20Escola-Mudan%C3%A7as%20.pdf. Acesso em: 1 ago. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
RAMOS, Luciana Bandeira da Costa; ROSA, Paulo Ricardo da Silva. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, Parto Alegre. v. 13, n. 3, p. 299-328, dez. 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/444/262. Acesso em 01 de ago. 2020.
SANTOS FILHO, Agnaldo Pedro. Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes [on-line], v. 1, n. 1, dez. 2009. Disponível em: https://www.partes.com.br/2010/01/04/o-estagio-supervisionado-e-sua-importancia-na-formacao-docente/. Acesso em 01 de ago. 2020.
SANTOS, Wildson Luiz P. dos; MÓL, Gerson de Souza; SILVA, Roberto Ribeiro da; CASTRO, Eliane Nilvana F. de; SILVA, Gentil de Souza; MATSUNAGA, Roseli T.; FARIAS, Sálvia Barbosa; SANTOS, Sandra Maria de O.; DIB, Siland Meiry França. Química e sociedade: uma experiência de abordagem temática para o desenvolvimento de atitudes e valores. Química Nova na Escola [on-line], v. 1, n. 20, p. 11-14, nov. 2004. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc20/v20a02.pdf. Acesso em 01 de ago. 2020.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: uma discussão teórica necessária para novos avanços. Revista Debates em Ensino de Química, Pernambuco, v. 2, n. 2, p. 5–13, 2016. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1311/1071. Acesso em 01 de ago. 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
THOMAZ, Marília Fernandes. A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Santa Catarina, v. 17, n. 3, p. 360-369, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6767/6235. Acesso em 01 de ago. 2020.
ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; SILVA, Manoel Augusto Guerreiro da; OLIVEIRA, Robson Caldas de. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 72–81, mar. 2008. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13/cec_v13-1_m318239.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.