O estágio supervisionado e a construção da identidade docente:

contribuições para a formação inicial e a prática do ensino

Autores

  • Rafael Almeida de Freitas Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Alcione de Almeida Alves Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Manoel Augusto Polastreli Barbosa Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Castelo-ES http://orcid.org/0000-0003-1162-0670
  • Pedro José Garcia Júnior Secretaria Municipal de Educação de Venda Nova do Imigrante-ES http://orcid.org/0000-0003-3613-1064

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino, Estágio supervisionado, Formação docente, Química

Resumo

Considerando a importância do estágio supervisionado no processo de formação de professores no Brasil, o artigo pauta-se no objetivo de refletir e relatar as contribuições e impactos formativos de um estágio supervisionado do curso de licenciatura em Química, realizado em uma escola de Ensino Médio da rede pública do Estado do Espírito Santo. O exercício da prática docente possibilitou ao licenciando a adoção de diferentes metodologias de ensino e contribuiu com reflexões e vivências que possibilitaram desenvolvimento pessoal e profissional. Constatou-se a importância do estágio curricular em relação à busca por autonomia, à melhor apropriação do conteúdo de Química, às noções da relação entre o tempo de trabalho da professora regente e suas atribuições cotidianas, à interação com os alunos e demais integrantes do espaço escolar, e, ao exercício da prática docente. Após refletir as contribuições do estágio, evidencia-se a relevância da escola básica nessa etapa da formação e na constituição da identidade docente.

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Biografia do Autor

Rafael Almeida de Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Carangola

Doutorando em Educação (UFES)

Alcione de Almeida Alves, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas - UENF/CEDERJ

Manoel Augusto Polastreli Barbosa, Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Castelo-ES

Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) - UFES (Campus Alegre). Professor da Educação Básica de Conceição do Castelo/ES. Professor Orientador de TCC do Curso de Especialização Lato Sensu “Ciência é 10” (UFES). Membro do Comitê Editorial do Periódico Parajás. Graduado em Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia. Pós-Graduado em Educação, Pobreza e Desigualdade Social; Educação em Direitos Humanos; Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para a Formação de Professores; Design Educacional; Educação e Gestão Ambiental; Ensino Religioso; Geografia e Meio Ambiente; e, Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção). Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Espaços Não-Formais de Educação, Tecnologias Educacionais, Educação à Distância, Currículo e Formação de Professores.

Pedro José Garcia Júnior, Secretaria Municipal de Educação de Venda Nova do Imigrante-ES

Professor da Educação Básica de Venda Nova do Imigrante/ES. Graduado em Ciências Biológicas e Pedagogia. Pós-Graduado em Prática e processos educativos; Educação ambiental; Arte; Design Educacional; e, Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para a Formação de Professores. Pós-Graduando no Curso de Especialização Ciência é 10! (UFES/CAPES). Atuando como professor da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil "Antônio Roberto Feitosa" em Venda Nova do Imigrante/ES.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Dossiê