Estágio Curricular: Observações e experiências discentes

Observações e experiências discentes

Autores

  • Queila dos Santos de Meneses Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

Palavras-chave:

Estágio obrigatório, Formação inicial, História

Resumo

O estágio obrigatório é uma das disciplinas que compõe a grade curricular dos cursos de licenciaturas, constituindo uma etapa fundamental na formação docente. A referida disciplina permite aos sujeitos em formação um espaço, no qual, a teoria e a prática se complementem no campo empírico que é a sala de aula, formando a práxis. Nesse sentido, o cenário que é muitas vezes encontrado pelo estagiário/a pode ser desafiante do ponto de vista pessoal e profissional. Esse texto tem como base dois relatórios finais de estágios obrigatórios vivenciados em uma escola de ensino médio do município de Vitória (ES).  Assim, o artigo reúne algumas observações feitas nesse período acerca da essencialidade do papel ativo do/da educador/educadora na construção do saber e os desafios que envolvem a docência, a partir da perspectiva de quem estagiava. Buscamos também refletir sobre as principais questões que permearam essa experiência, tendo como referencial teórico os apontamentos pedagógicos do intelectual Paulo Freire (1997).

 

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Dossiê