Estágio Supervisionado em História
dos caminhos e possibilidades do ensino de História como ferramenta transformadora da realidade
Palavras-chave:
Estágio, História, Ensino Fundamental, Neocolonial, CapitalResumo
O presente artigo tem por objetivo relatar as experiências proporcionadas pelas disciplinas de Estágio Supervisionado em História. Abordaremos as vivências no Ensino Fundamental II sob a ótica de estagiários de História inseridos no contexto da escola pública. Propôs-se diálogo com autores como Freire (2002; 2018), Freitas (2013) e Hall (2003) a fim de embasar algumas reflexões acerca da relação docente-estudante e comunidade vivenciadas dentro das perspectivas educacionais da História em torno da realidade pós-colonial do Brasil. Também, a partir de Neher (2019) nos atentar para os revisionismos históricos promovidos na atual conjuntura política, discutindo a necessidade de uma sensibilidade historiográfica numa sociedade pautada pelas relações do capital, aqui debatidas com Leite (2010) e Mészáros (2008). Depreendemos a premissa de se pensar criticamente a responsabilidade históricosocial do docente em História e apreendemos a possibilidade transformadora das práticas educativas com a construção da luta por uma educação pública universal, gratuita, laica e socialmente referenciada.
Downloads
Referências
BONELLI, Ana Paula. Setor minero-siderúrgico gera 15% do PIB do ES, diz Findes. Portal Tempo Novo, Serra, 2019. Disponível em: www.portaltemponovo.com.br/setorminero-siderurgico-gera-15-do-pib-do-es-diz-findes/. Acesso em: 10 mar. 2020.
CHELUJE, Gustavo. Lagoa transborda e água invade casas em Hélio Ferraz na Serra. Gazeta Online, Vitória, 18 maio de 2019. Disponível em: www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2019/05/lagoa-transborda-e-agua-invade-casasem-helio-ferraz-na-serra-1014181526.html. Acesso em: 23 jun. 2019.
FERNANDES, Leonardo; SUDRÉ, Lu; PINA, Rute. Histórico de violações da Vale vai muito além de Mariana e Brumadinho. Brasil de Fato, São Paulo, 2019. Disponível em: www.brasildefato.com.br/2019/01/29/historico-de-violacoes-da-vale-vai-muito-alem-demariana-e-brumadinho. Acesso em: 23 mar. 2020.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D'Água, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
FREITAS, Marcos Cesar de. O aluno incluído na educação básica: avaliação e permanência. São Paulo: Cortez, 2013.
HALL, Stuart. Da diáspora: Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES. PIB Trimestral - 3º Trimestre de 2019. Disponível em: http://www.ijsn.es.gov.br/artigos/5515-pib-trimestral-3-trimestre-de-2020. Acesso em 11 mar. 2020.
LEITE, Juçara Luzia. Pensando a paz entre as guerras: o lugar do ensino de história nas relações exteriores. Antíteses, Londrina, v. 3, n. 6, p. 677-699, jul./dez. de 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/7925. Acesso em: 11 mar. 2020.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
NEHER, Clarissa. O negacionismo histórico como arma política. Deutsche Welle Brasil, 2019. Disponível em: www.dw.com/pt-br/o-negacionismo-histórico-como-arma-política/a48060402. Acesso em: 20 mar. 2020.
SCARDINI, Yuri. Óleo da Vale invade lagoa e casas em Hélio Ferraz. Portal Tempo Novo, Serra, 2014. Disponível em: www.portaltemponovo.com.br/oleo-da-vale-invade-lagoa-ecasas-em-helio-ferraz/. Acesso em: 10 mar. 2020.
SNYDER, Timothy. Terra negra: o Holocausto como história e advertência. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.