O medo da docência e as estratégias de superação no Estágio Supervisionado em História

Autores

  • Luiza Dutra Rodrigues UFES
  • Mariana Dall Orto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Meryhelen Quiuqui SEDU

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Ensino de história, . Formação docente

Resumo

O estágio supervisionado em História se apresenta como parte essencial do processo de formação docente, ao possibilitar aproximação dos futuros professores com a realidade vivida pelos profissionais das redes municipais ou estaduais, permitindo uma troca de experiências, vivências e aprendizados. Sendo assim, este artigo é o meio pelo qual podemos compartilhar essas experiências e levantar reflexões sobre o processo de formação docente. Vamos apresentar os principais aspectos que identificamos da escola que frequentamos, a partir de dados coletados e de nossas observações no estágio, e exaltar a importância da História Cultural para se trabalhar em sala de aula. Para tal feito, utilizamos o livro Professora sim, tia não, de Paulo Freire (1997), e A Escola dos Annales 1929 - 1989, de Peter Burke (2010) e buscamos relacionar as teorias destes estudiosos com cotidiano dos estudantes, mas também a relevância de se fazer presente uma História Política e Econômica, e exercitar um constante pensamento sobre o fazer acadêmico da História para sala de aula, e as inquietações desse processo de formação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARPINI, N. Fórum teme fechamento do EJA no ES, mas Sedu nega fim de turmas.G1 ES, 28 de jun. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/06/forum-teme-fechamento-do-eja-no-es-mas-sedu-nega-fim-de-turmas.html>. Acesso em: 20 nov. 2019.

BASSANI, Elizabete. A colonização médica e a medicalização da Educação Especial: reflexões sobre laudos na escola. In: VICTOR, Sônia Lopes. VIEIRA, Alexandro Braga. OLIVEIRA, Ivone Martins de. Educação Especial Inclusiva: conceituações, medicalização e políticas. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018.

BARREIRO, I. Marques de Freitas e GEBRAN, Raimundo Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: AVERCAMP Editora, 2006.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2010. Tradução Nilo Odalia.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_____________. Professora sim, tia não. São Paulo: Editora Olho D’Água, 1997.

LAMARÃO, Luisa Quarti. O uso de memes nas aulas de História. Periferia: Educação, cultura e comunicação (UERJ), v. 11, n. 1, p. 179-192, jan./abr. 2019.

LAPUENTE, Rafael Saraiva; GANSTER, Rafael; ORBEN, Tiago Arcanjo (Orgs.). Diálogos do tempo presente: historiografia e história. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.

SCHRAM, Sandra Cristina; CARVALHO, Marco Antonio Batista. O pensar educação em Paulo Freire: para uma pedagogia de mudanças. Paraná: Portal Educacional do Estado do Paraná. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf>

SETEMBRO AMARELO. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/44991>

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Dossiê