Entre teoria e prática no Ensino Fundamental

Experiências de estágio no ambiente escolar

Autores

  • Débora dos Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Viviane Cabral de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sergio Athayde

Palavras-chave:

Educação Básica, Estágio Curricular, Ensino de História, Experiência Pedagógica

Resumo

O presente artigo visa problematizar a experiência do estágio curricular de duas discentes do curso de Licenciatura em História, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em uma escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Vitória - ES, trabalhando com os anos finais dessa etapa. A partir do contexto, apresenta o espaço escolar e seu entorno, problematizando, à luz da leitura de Paulo Freire, as relações em sala de aula entre alunos, professor e estagiárias de ensino e aprendizagem, além de sua importância no encontro de saberes entre esses três sujeitos. Apresenta ainda os contextos família-comunidade, socioeconômico, étnico, cultural e pedagógico da escola observada. Serão descritas experiências singulares dentro e fora da sala de aula, levando em consideração o protagonismo dos estudantes, a partir de suas próprias experiências socioculturais. A metodologia utilizada foi a da observação de uma sequência de aulas de História dos anos finais do Ensino fundamental, acompanhando o professor regente, e finalmente houve a prática de ministrar uma aula, seguindo o plano de aula da turma selecionada. Com relação aos dados que foram levantados no estágio, foram feitas entrevistas, visita dos espaços escolares, conversas informais com alunos e profissionais da escola.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Dossiê