Entre teoria e prática no Ensino Fundamental
Experiências de estágio no ambiente escolar
Palavras-chave:
Educação Básica, Estágio Curricular, Ensino de História, Experiência PedagógicaResumo
O presente artigo visa problematizar a experiência do estágio curricular de duas discentes do curso de Licenciatura em História, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em uma escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Vitória - ES, trabalhando com os anos finais dessa etapa. A partir do contexto, apresenta o espaço escolar e seu entorno, problematizando, à luz da leitura de Paulo Freire, as relações em sala de aula entre alunos, professor e estagiárias de ensino e aprendizagem, além de sua importância no encontro de saberes entre esses três sujeitos. Apresenta ainda os contextos família-comunidade, socioeconômico, étnico, cultural e pedagógico da escola observada. Serão descritas experiências singulares dentro e fora da sala de aula, levando em consideração o protagonismo dos estudantes, a partir de suas próprias experiências socioculturais. A metodologia utilizada foi a da observação de uma sequência de aulas de História dos anos finais do Ensino fundamental, acompanhando o professor regente, e finalmente houve a prática de ministrar uma aula, seguindo o plano de aula da turma selecionada. Com relação aos dados que foram levantados no estágio, foram feitas entrevistas, visita dos espaços escolares, conversas informais com alunos e profissionais da escola.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Jurandir A. Educação e Desigualdade: A Conjuntura Atual do Ensino Público no Brasil. REVISTA DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA • Editora Unijuí • ano 2 • n. 3 • jan./jun. • 2014 • ISSN 2317-5389. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2523. acesso em: 16 de mar. de 2019.
FREIRE, Paulo. Cartas à guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1997.
GODOY, Ellis Regina dos Santos; JUÁREZ, Alma de Los Ángeles Cruz. SOBRINHO, Reginaldo Celio. EL trabajo del director escolar en el contexto de las políticas de Educación Especial en el municipio de Xalapa/VER. Cad. Cedes, Campinas, v. 38, n. 106, p. 373-390, set.-dez., 2018.
HANNA, Paola Cristine Marchioro; D’ALMEIDA, Maria de Lourdes do Prado Krüger; EYNG, Ana Maria. Diversidade e direitos humanos: a escola como espaço de discussão e convívio com a diferença. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia.. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3217_1599.pdf. Acesso em 21 abr. 2020.
LAMARÃO, Luisa Quarti. O uso de memes nas aulas de História. Periferia (UERJ), REVISTA PERIFERIA, V. 11, N. 1, JAN./ABR. 2019.
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de e MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2010, vol.27, n.1 [citado 2020-04-23], pp.99-108. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103166X2010000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em 23 abr. 2020.
SHOR, Ira, FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
SCHUCHTER, Terezinha Maria; CARVALHO, Janete Magalhães. Os conceitos de gênero, sexualidade, diversidade e identidade: a produção da Secadi entre a filosofia da representação e a filosofia da diferença. Cadernos de Educação, n. 60, jul/dez. 2018, p. 135-154. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/10783/8996. Acesso em 21 abr. 2020.
SCHUCHTER, Terezinha Maria; CARVALHO, Janete Magalhães. Políticas de inclusão: avanços no campo da educação ou armadilhas do discurso neoliberal?. Revista Teias, [S.l.], v. 18, n. 48, p. 135-149, dez. 2016. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/25798>. Acesso em 21 abr. 2020.
SILVA, Márcia Cristina Araújo Lustosa; CRUZ, Valmira Maria de Amariz Coelho; SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Rev. Bras. Hist. São Paulo, v. 30, n. 60, p. 13-33, 2010. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010201882010000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em 28 de abril de 2020.