A formação docente por meio do estágio supervisionado
Palavras-chave:
Educação. Estágio supervisionado. Ensino-aprendizagem. CAS. Alunos surdos.Resumo
Entender-se como docente é, sobretudo, se entender como sujeito crítico atuante no meio social. Por isso, colocar-se em ambiente in loco é de extrema relevância para a aprendizagem. A partir da experiência discente no Estágio Obrigatório Supervisionado em História no Centro de Atendimento ao Surdo no Estado do Espírito Santo em Vitória, este artigo trará diálogos sobre como ocorre o processo de formação do professor, bem como a sua notoriedade, trazendo leituras de obras, como “Professora sim, tia não: Cartas para quem ousa ensinar” e “Pedagogia do Oprimido”, ambas de Paulo Freire (1997; 2018), para o aprofundamento de alguns pontos discutidos. Por meio de análises qualitativas e descritivas da Instituição, suas rotinas e seus profissionais, foi possível entender as formas diversas de ensino, aprendizagem e atuação docente, consequentemente emergindo a importância e a defesa da existência do Centro de Atendimento ao Surdo para a comunidade surda.
Downloads
Referências
BENTHAM, Jeremy. O Panóptico. In: BENTHAM, Jeremy et al. TADEU, Tomaz (org.). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 18-87.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 07 ago. 2020.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 25 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20L%C3%ADngua%20Brasileira,Art. Acesso em:18 set. 2020.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 5 abr. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 23 dez. 2005. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em:18 set. 2020.
BRASIL. Decreto-lei nº 1.535, de 15 de abril de 1977. Altera o Capítulo IV do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo a Férias, e dá outras providências. Constituição Federal do. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 16 abr. 1977. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del1535.htm. Acesso em: 21 set. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p.52.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: Cartas para quem ousa ensinar. ed. Olho D’água: São Paulo, 1997. p.77.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido – 66ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018, p.47.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO E. José (Orgs.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
RECH, Tatiana L. Inclusão educacional como estratégia biopolítica. In: FABRIS, Eli t. H.; KLEIN, Rejane R. (Orgs.). Inclusão e Biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
VIEIRA, Eliane Telles de Bruim. Práticas de Hipervalorização de diferentes modos de ser surdo no contexto educacional do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com surdez (CAS) no Estado do Espírito Santo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. p. 21-105.
VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. Os surdos, os ouvintes e a escola: narrativas, traduções e histórias capixabas. Vitória: EDUFES, 2010.
PANTALEÃO, Edson; HORA, Júnio; GASPAR, Ronan Salomão. Políticas de inclusão e trajetória escolar de estudantes público-alvo da educação especial: da educação básica ao ensino superior. In: VICTOR, Sônia Lopes; VIEIRA, Alexandro Braga; OLIVEIRA, Ivone Martins de. Educação especial inclusiva: conceitos, medicalização e políticas. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018.
CELIO SOBRINHO, Reginaldo; OLIVEIRA, Gildásio Macedo de; PANTALEÃO, Edson. Recursos Públicos para Educação Especial: identificação, magnitude e direção do gasto social. Caderno de Pesquisa, Vitória, v. 25, n. 3, p. 29-45, jul./set. 2018.