O potencial da numismática como fonte para o ensino de História

relatos de um jovem professor/estagiário

Autores

  • Irlan Cotrim Univesidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Ensino de história, Numismática, Estágio

Resumo

A partir da perspectiva na qual o professor é, para além de objeto da construção do saber docente, um produtor de conhecimentos (TARDIF; MOSCOSO, 2018; BORGES; BITTE, 2018a), objetivamos com este artigo apresentar um relato de experiência em sala de aula de História em que utilizamos os testemunhos monetários como documento histórico na ocasião do Estágio Curricular Supervisionado. Compreendemos o Estágio Supervisionado enquanto um campo de estudos privilegiado no qual docentes possam socializar suas experiências e, em conjunto com os pares, discutir práticas e estratégias de ensino (BORGES; BITTE, 2018b). Por fim, elaboramos um complexo categorial de modo a exemplificar como o professor de história pode explorar as potencialidades das moedas para o ensino de História (BARDIN, 2004).

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Publicado

30-12-2022