Vozes em movimento: narrativas sobre imigração e translinguismo na educação linguística

Autores

  • Daniel de Mello Ferraz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marina Evangelista Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Translinguismo, Imigração, Educação linguística, pesquisa narrativa

Resumo

Diante das mudanças sociais contemporâneas, tais como os crescentes avanços tecnológicos e de relações transnacionais, identificamos que frente à grande diversidade linguística e sociocultural, uma visão inclusiva no que se refere a imigração, língua e educação é indispensável, já que uma das primeiras barreiras que os imigrantes encontram ao chegar a um novo país é a língua. Este artigo objetiva explorar como se dá a integração de imigrantes na cidade de São Paulo, além de buscar compreender como se deram os processos de aprendizagem de línguas em contexto translíngue. Por meio de metodologia qualitativa, cujos métodos de geração de dados envolveram a coleta de autobiografias de falantes translíngues. Alguns resultados apontam para uma aprendizagem de línguas permeada por um conjunto de emoções, identidades e desafios. Outrossim, apontam para as contribuições das teorias sobre translinguismo no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Daniel de Mello Ferraz, Universidade Federal do Espírito Santo

Daniel de M. Ferraz é formado em Letras-Inglês pela PUC-SP, mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo e Doutor em Letras-Inglês pela Universidade de São Paulo. Realiza pós-doutorado na mesma instituição. É professor do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Marina Evangelista, Universidade de São Paulo

 Formada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo e em Automação de Escritórios e Secretariado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Possui experiência na área de Educação na rede privada de ensino e na área de Revisão de textos (Inglês/Espanhol e Português). 

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Publicado

16-08-2021