Um USO DE NARRATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

  • LUCAS SILVA PIRES Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Educação do campo. Narrativas. Problematização. Ensino de Geometria.

Resumo

Neste artigo objetivamos investigar narrativa como estratégia didático-pedagógica capaz de fomentar problematizações para o ensino de geometria. As discussões basilares acentuadas neste estudo, estão relacionadas aos princípios políticos, pedagógicos e didáticos para as escolas do campo defendidas por Caldart (2002; 2012). Na articulação a essas implicações, embasamo-nos em Farias e Mendes (2014) ao traçar argumentos por meio dos quais, levaram-nos a uma compreensão sistêmica sobre a importância das práticas socioculturais constituídas por diversos grupos humanos. Para escopo do estudo, a narrativa foi constituída, a partir da entrevista audiogravada, posteriormente transcrita e devidamente analisada. Compreendendo-a como um discurso, e, este, por sua vez, como instrumento (ferramenta) de comunicação baseados na concepção de Kock (1997). Identificamos indícios matemáticos que geraram situações problemas pautadas no objeto de saber a ser ensinado. Os resultados indicaram a possibilidade de implementar narrativa como estratégia didática em sala de aula para o ensino de geometria. Consideramos, portanto, que poderá contribuir como ferramental didático-pedagógica para professores que atuam na educação básica em escolas do campo, bem como dar vida aos saberes marginalizados dos grupos humanos que residem em espaços não urbanos. 

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Publicado

30-12-2022