Entre experiências e criações:

Ensinar e aprender arte como processo de formação

Autores

  • Daniele Alves de Sá Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Arte educação, Formação docente, Experiência

Resumo

Este texto é um diálogo entre experiências de formação em artes que atravessam a docência, a pesquisa e a criação. Para tal, mergulha-se nos estudos em defesa da arte como experiência de John Dewey em interlocução com outros pensadores da arte e da educação. O processo de ensinar e aprender arte é problematizado trazendo à tona caminhos de provocação e reflexão entre abordagens e metodologias contemporâneas. Compondo o momento presente, os desafios da educação e da arte entre experiências que revelam a urgência de uma formação inventiva nos contextos escolares docentes e discentes. Registros de uma performatividade docente que se propõe a partilhar o exercício da reflexão, da pesquisa e da construção do conhecimento a partir da experiência da arte com arte e em arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Daniele de Sá. Formações (C)A/R/Tográficas: experiência em processo na arte, na educação e na pesquisa para a formação de professores artistas. 2019. 293 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

BARBIERI, Stela. As escolas navegam pelo universo da arte. Folha Educação, n. 24, mar./abr. 2004. Disponível em: http://www.stelabarbieri.com.br/edu/pub/txt_001.htm. Acesso em: jun. 2019.

BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2015.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1976.

DEWEY, John. Experiência e natureza: textos selecionados. São Paulo: Abril, 1974.

DEWEY, John. Democracia e educação. 3. ed. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DIAS, Rosemeri de Oliveira. Pesquisa-Intervenção e formação inventiva de professores. Revista Polis e Psique, 5(2): 193 – 209, 2015.

FRADE, Isabela; ALVES, Daniele de Sá; ALVARENGA, Ana; RANGEL, Clarice. Arte, experiência política e formação docente. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS: MEMÓRIAS E INVENTAÇÕES, 26., 2017, Campinas, Anais... Campinas: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, PUC-Campinas, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Docência artista: arte, gênero e ético-estética docente. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED), 28., Caxambu (MG), 2005. Anais... 28ª Reunião Anual da ANPED - 40 anos de Pós-graduação em Educação no Brasil. Manaus - AM: Microservice Tecnologia Digital da Amazônia, 2005. p. 1-16.

OLIVEIRA, Humberto Moacir de. Por uma desaprendizagem [manuscrito] : letra e transmissão em Manoel de Barros. Dissertação (mestrado). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

PEDROSA, Mário. O ‘bicho-da-seda’ na produção em massa. In: MAMMI, Lorenzo (org.). Mário Pedrosa: arte, ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2015. p. 400-405.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo. FAPESP. 1998.

Downloads

Publicado

31-12-2021