AS MEMÓRIAS DE UM MENINO DE CUEIRO ROSA

Autores

  • ADRIEL BATISTA FERREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB

Palavras-chave:

Narrativas, Raça, Sexualidade

Resumo

As linhas que alimentam este artigo fazem parte de minha história de criança viada que se tornou um professor bicha de uma cidade do interior da Bahia. Tais linhas foram iniciadas no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais, especificamente, em minha pesquisa de mestrado intitulada “Narrativas e memórias de docentes lésbicas e gays negros e não negros do município de Itamaraju/BA” do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia. A metodologia empregada foi a autobiográfica, já que o texto me desnuda e me mostra para outros. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo narrar a minha história de vida que foi repleta de medos, indiferenças, rejeições e, principalmente, resistência. No artigo relato como foi preciso suplantar o que me era imposto na família, na escola e na sociedade; trago apontamentos de como criei uma válvula de escape para repor o que acreditava, erroneamente, faltar-me: a heterossexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUTLER, Judith. Alianças queer e política anti-guerra. Bagoas–Estudos gays: gênero e sexualidades, v. 11, n. 16, p. 29-49, 2017.

COLLING, Leandro. Gênero e Sexualidade na atualidade. Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2018.

FERREIRA DIAS, A.; RIOS, P. P. S.; BRAZÃO, P. “As brincadeiras denunciavam que eu era uma criança viada”. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 54, 29 nov. 2019.

JUNIOR, Paulo Melgaço da Sila; CAETANO Márcio; GOULART, Treyce Ellen Silva. “Ele queria ser a cinderela”: construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental. Periódicus, v. 1, n. 9, p. 87-104, 2018.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 9-41.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

MACRAE, Edward. A construção da igualdade- política e identidade homossexual no Brasil da “abertura”. Salvador: EDUFBA, 2018.

MORAIS, Edson Elias de. A religião como dispositivo de biopoder: relações de poder no cristianismo contemporâneo. In: VI Seminário Internacional de Práticas Religiosas No Mundo Contemporâneo (LERR/UEL), 2017, Londrina. Anais, UEL, 2017.

NOGUEIRA, Paulo Henrique de Queiros. Quando as crianças viadas interpelam a docência. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 105-120, mai./ago. 2020.

SILVA, Sergio Gomes da. Masculinidade na história: a construção cultural da diferença entre os sexos. Psicol. cienc. prof. 2000, vol.20, n.3, pp. 8-15.

Downloads

Publicado

30-12-2022