Alfabetização Científica na Educação Especial: 

Uma proposta metodológica inclusiva

Autores

  • ISABEL INÁCIO DE MORAES SOUZA Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina
  • LUDMILA LINS BEZERRA Universidade de Trás-os-Montes- Alta Douro, UTAD, Portugal.

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Educação Especial, Inclusão

Resumo

Nessa pesquisa a alfabetização científica é articulada como metodologia inclusiva de ensino durante um estudo de caso com atividades adaptadas para aluno público-alvo da Educação Especial no período de estágio. Uma pesquisa qualitativa que objetivou analisar a promoção da alfabetização científica e suas potencialidades na Educação Especial a partir de um olhar crítico e inclusivo que reconheça o acesso ao saber científico como um direito de todos. Os resultados evidenciaram que as adaptações das atividades através do método de alfabetização científica auxiliaram o estudante no acesso ao conhecimento curricular em todas as atividades, além de promover a superação das barreiras de aprendizagem derivadas de métodos didáticos tradicionais e fortalecer a inclusão e desempenho na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUER, M. W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.

BRASIL. Resolução n. 04, de 02 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica – Modalidade Educação Especial. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Brasília: 2009.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí: Unijuí, 2010.

COSTA, A. R. F. et al. Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul: UCS, v. 9, n. 18, Rodrigo Bastos Cunha p. 149-158, 2010.

ESPER, M.V. et al. Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19. Rev. Bras. Ed. Esp., Corumbá, v.28, e0092, p.227-242, 2022

ESPÍNDOLA, Yara Xangô. Educação Especial – desafios em busca da inclusão. Revista Espaço Acadêmico. n°100. Set, 2009.

FREITAS-REIS, I. et al. Métodos de avaliação para o aluno surdo no contexto do ensino de química. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, (extra), 4009–4014, 2017.

FRANÇA, E. S; MUNFORD, D. Diferenças na sala de aula: Conhecendo a prática pedagógica de duas professoras de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 17(3), 593–614, 2012.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6° ed. São Paulo: Atlas 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7° ed. São Paulo: Atlas, 2021.

LEITÃO, S. O lugar da argumentação na construção do conhecimento. In: LEITÃO, S.; DAMIANOVIC, M. C. (Org.), Argumentação na escola: O conhecimento em construção. Campinas: Pontes Editores, 2011.

LEMKE, J. L. Aprender a hablar ciencia: lenguaje, aprendizaje y valores. Barcelona: Paidos, 1997.

RIBEIRO, E. B. V; BENITE, A. M. C. Alfabetização científica e educação inclusiva no discurso de professores formadores de professores de ciências. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 3, p. 781-794, 2013.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio. Belo Horizonte. v.17 n.especial. p. 49-67. nov, 2015.

VIEIRA, C. M., OMOTE, S. Atitudes sociais de professores em relação à inclusão: formação e mudança. Revista Brasileira de Educação Especial, 27, 743-758, 2021.

ZERBATO, A. P.,MENDES, E. G. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, 22(2), 147–155, 2018.

Downloads

Publicado

30-12-2022