A A Educação Especial na Perspectiva Inclusiva:

Em defesa da Formação para Dignidade e Autonomia

Autores

  • GABRIELLY DE OLIVEIRA SANTOS Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina
  • NAHUN THIAGHOR LIPPAUS PIRES GONÇALVES Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Dignidade, Autonomia

Resumo

A presente pesquisa, objetiva, sob uma ótica ampla da vivência no estágio, dialogar sobre a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, considerando que todos os espaços educativos representam mais do que uma estrutura física a ser reprojetada e legitimada por leis para garantir acessibilidade, inclusão e formação da sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que articula um relato de experiência com princípios teóricos, numa reflexão teórico prática. Através do estágio foi possível perceber como a preparação constante, o compartilhamento de experiências, práticas pedagógicas, a criatividade, paciência e a afetividade são instrumentos essenciais para a contribuição na formação acadêmica e humanizadora de todos os envolvidos, principalmente, com os alunos público-alvo da Educação Especial. Enfim, a prática e teoria demonstraram que a perspectiva inclusiva é desenvolvida numa ação escolar coletiva, uma vivência que conjuga ensinar e aprender e deve ser construída e sustentada por todos, escola e sociedade, como movimento popular de luta democrático em defesa da formação para dignidade e autonomia.

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Referências

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Publicado

30-12-2022