Educação Especial Inclusiva:
Um diálogo na concepção dos estagiários
Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, Estágio, FormaçãoResumo
Essa pesquisa parte do diálogo entre vivências de duas estagiárias, um estudo qualitativo desenvolvido no acompanhamento de alunos público-alvo da Educação Especial do Estado do Espírito Santo, com objetivo de ampliar saberes sobre a formação na perspectiva inclusiva, pautado no posicionamento observacional de como estagiários colaboram com o movimento de inclusão escolar. Dessa maneira, é destacado um relato de experiência de forma articulada a fundamentos teóricos assumidos para potencializar a formação na perspectiva inclusiva e sustentar pensamentos e ações no estágio. Foi observado que as ações dos estagiários no planejamento, elaboração de material didático e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem são condições ímpares para que o pensamento inclusivo se manifeste de forma propositiva no enfrentamento dos preconceitos nas escolas. Assim, estagiar na Educação especial é vivenciar o encontro entre profissionais formados e em formação, fortalecer a inclusão, uma vez que o olhar para as barreiras pedagógicas seja repensado e concretizado em ações que visem a transformação dessa realidade.
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