Educação Especial Inclusiva:

Um diálogo na concepção dos estagiários

Autores

  • ELISSANDRA DE PAULA Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina
  • ELANE REZENDE DE OLIVEIRA CARNEIRO Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina
  • LUDMILA LINS BEZERRA Universidade de Trás-os-Montes- Alta Douro, UTAD, Portugal.

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Estágio, Formação

Resumo

Essa pesquisa parte do diálogo entre vivências de duas estagiárias, um estudo qualitativo desenvolvido no acompanhamento de alunos público-alvo da Educação Especial do Estado do Espírito Santo, com objetivo de ampliar saberes sobre a formação na perspectiva inclusiva, pautado no posicionamento observacional de como estagiários colaboram com o movimento de inclusão escolar. Dessa maneira, é destacado um relato de experiência de forma articulada a fundamentos teóricos assumidos para potencializar a formação na perspectiva inclusiva e sustentar pensamentos e ações no estágio. Foi observado que as ações dos estagiários no planejamento, elaboração de material didático e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem são condições ímpares para que o pensamento inclusivo se manifeste de forma propositiva no enfrentamento dos preconceitos nas escolas. Assim, estagiar na Educação especial é vivenciar o encontro entre profissionais formados e em formação, fortalecer a inclusão, uma vez que o olhar para as barreiras pedagógicas seja repensado e concretizado em ações que visem a transformação dessa realidade.

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Publicado

30-12-2022