Transtorno de Déficit de Atenção, TDAH na Escola:
Contribuições para o Ensino Aprendizagem e Diagnóstico
Palavras-chave:
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Ensino Aprendizagem, DiagnósticoResumo
O presente artigo é derivado de uma pesquisa monográfica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade com objetivo de analisar a compreensão de professores sobre a contribuição no processo de ensino aprendizagem e diagnóstico. Uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas com professores do ensino fundamental. Os resultados apontam que por meio da contribuição dos professores a escola colabora para que haja o diagnóstico precoce acarretando a diminuição de prejuízos no desenvolvimento social e estudantil de pessoas com TDAH. Salienta-se pelas entrevistas a necessidade de que o docente conheça e faça uso de diversos métodos elencados e direcionados ao fortalecimento do processo de ensino aprendizagem dos alunos com TDAH. Enfim a pesquisa ressalta que ao declarar contribuições, deve-se ter em mente toda uma equipe multidisciplinar de diferentes áreas como saúde, assistência social e educação em compartilhar responsabilidades, o que carece de formação direcionada.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM IV). Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
ARAÚJO, L. J.; RODRIGUES, P.; SOUZA, V. V. Inclusão e Alfabetização das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de uma escola pública do Recanto das Emas. 2013. 25 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Faculdade Promove, Guará, Distrito Federal, 2013.
ARRUDA, Marco Antônio. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / abordagem sinóptica para o não-especialista. In: VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro; PINTO, Kátia Osternack. (Org.). Mente e corpo: integração multidisciplinar em neuropsicologia. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2007.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. Como ajudar o aluno com TDAH. 2012. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/25180/ como-ajudar-o-aluno-com-tdah/>.
BARKLEY, R. A. ADHD and the nature of self-control. London: The Guilford Press, 1997.
BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): guia completo e atualizado para os pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni; et al. TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: desafios, possibilidades e perspectivas interdisciplinares. Belo Horizonte: Artesã, 2020.
BIBIANO, Bianca. O que é o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH). Revista Nova Escola, São Paulo, n. 231, p. 80-81, abr. 2010.
BONADIO, R. A. A.; MORI, N,N,R. Transtorno de déficit de atenção / Hiperatividade: diagnostico da prática pedagógica. Maringá: Eduem, 2013.
BRASIL. LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021: dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
BRIOSO, Angeles; SARRIÀ, Encarnación. Distúrbio de comportamento. In: COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BROMBERG, M. C. Aspectos Relevantes do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Jornal Paranaense de Pediatria. v. 3, n. 1, Curitiba, Paraná. 2002.
CALEGARO, M. Avaliação psicológica do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). In: Avaliações e medidas psicológicas: produção do conhecimento e da intervenção profissional. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
CASTRO, Chary Alba; NASCIMENTO, Luciana. TDAH Inclusão na escola: adequação da classe regular de ensino para alunos portadores de TDAH (transtorno de déficit de atenção / hiperatividade). Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.
DSM-III. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da American Psychiatric Association. 3ed. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 22 maio 2022.
ENCICLOPÉDIA DA SAÚDE. Transtorno de déicit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2008. Disponível em: <http://saude.ig.com.br/minhasaude/ enciclopedia/transtorno+de+deicit+de+atencao+e+hiperatividade+tdah/ref1238131678096.html>. Acesso em: 16 nov 2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas 2010.
GOLDSTEIN, S. E.; GOLDSTEIN, M. Hiperatividade: Como Desenvolver a Capacidade de Atenção da Criança. Trad. Maria Celeste Marcondes. Campinas, SP: Editora Papyrus, 1994.
HALLOWELL, Edward M.; RATEY, John J. Tendência à distração: identificação e gerência do distúrbio de déficit de atenção da infância à vida adulta. Tradução: André Carvalho. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LACET, Cristine; ROSA, Miriam Debieux. Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sua história no discurso social: desdobramentos subjetivos e éticos. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27565. Acesso em: 22 maio 2022.
LI, Ting; MOTA, Nina; GALESLOOT, Tessel; BRALTEN, Janita; BUITELAAR, Jan; INTHOUT, Joanna; VASQUEZ Alejandro; FRANKE, Barbara. ADHD symptoms in the adult general population are associated with factors linked to ADHD in adult patients. Eur Neuropsychopharmacol. v. 29, n. 10, p. 1117-1126, Oct. 2019.
LINS, Rita Márcia Pacheco; CARDOSO, Saulo Batinga. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: desafios, possibilidades e perspectivas interdisciplinares: perspectiva histórica, prevalência, etiologia e critérios diagnósticos do TDAH. Belo Horizonte: Artesã, 2020.
MARQUES, R. A pedagogia construtivista de Lev Vygotsky (1896-1934). Escola Superior de Educação de Santarém, 2007. Disponível em : < http://www.eses.pt/usr/Ramiro/docs/etica_pedagogia/A%20Pedagogia%20construtivista%20de%20Lev%20Vygotsky.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2021.
MARTINS, Silvia; TRAMONTINA, Silzá; ROHDE, Luiz Augusto. Integrando o processo diagnóstico. In: ROHDE, Luiz Augusto; MATTOS, Paulo. Princípios e práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 151-160.
MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua: perguntas e respostas sobre transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), 2015.
MOOJEM, S. M.; DORNELES, B. V.; COSTA, A. Avaliação psicopedagógica do TDAH. In: ROHDE, Luiz Augusto; MATTOS, Paulo. Princípios e práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 107-116.
NELSON, Rita Hilarina Gomes. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: panorama visto de longe e um caso visto de perto. 2002. 65f. Monografia (Curso de Especialização em Neurociência e Comportamento) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.