Transtorno de Déficit de Atenção, TDAH na Escola:

Contribuições para o Ensino Aprendizagem e Diagnóstico

Autores

  • CAMILA OHNESORGE ROSSOW Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina
  • BIANCA COUTO MARTINI DUARTE Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Ensino Aprendizagem, Diagnóstico

Resumo

O presente artigo é derivado de uma pesquisa monográfica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade com objetivo de analisar a compreensão de professores sobre a contribuição no processo de ensino aprendizagem e diagnóstico. Uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas com professores do ensino fundamental. Os resultados apontam que por meio da contribuição dos professores a escola colabora para que haja o diagnóstico precoce acarretando a diminuição de prejuízos no desenvolvimento social e estudantil de pessoas com TDAH. Salienta-se pelas entrevistas a necessidade de que o docente conheça e faça uso de diversos métodos elencados e direcionados ao fortalecimento do processo de ensino aprendizagem dos alunos com TDAH. Enfim a pesquisa ressalta que ao declarar contribuições, deve-se ter em mente toda uma equipe multidisciplinar de diferentes áreas como saúde, assistência social e educação em compartilhar responsabilidades, o que carece de formação direcionada.

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Publicado

30-12-2022